sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Título de cidadão é reconhecimento institucional, diz Zeca Viana

Ao fazer a outorga do Título de Cidadão Matogrossense a 35 personalidades -- na noite desta quinta-feira (19) -- o deputado estadual Zeca Viana (PDT) destacou a importância de o Poder Público fazer o reconhecimento aos que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento e o crescimento socioeconômico de Mato Grosso.

O título de cidadão é concedido pela Assembleia Leg
islativa de Mato Grosso a forasteiros que moram ou – mesmo que de longe – trabalham pelo estado. Desde que essa contribuição tenha sido feita sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais.

 “instituição pública tem mesmo a obrigação de reconhecer o papel de destaque que cidadãos e cidadãs como vocês desempenham na sociedade. Pois, em muitos casos, vocês cumprem o papel do estado”, afirmou Zeca Viana. “Sinto-me honrado em poder ser o portador de tão respeitável comenda. Pois vocês sãos os verdadeiros heróis dessa história”, falou.

Conforme esclareceu Zeca Viana as pessoas para as quais ele concedeu os títulos são representantes dos mais diversos segmentos e municípios do estado. “São pessoas que não nasceram em Mato Grosso, mas adotaram nosso estado como sua terra natal”.

Entre os indicados do parlamentar estão os pastores Ademir de Oliveira Reis, de Primavera do Leste e Paulo Antônio, de Sinop bem como os representantes da igreja católica Frei Constantino Deon, de São José do Rio Claro; Frei Anselmo Brand, de Primavera do Leste; Padre Giovani Brunetto, de Santo Antônio do Leste; e o Bispo Dom Vital Chitolina, de Diamantino.

“A comunidade religiosa é merecedora de todo o reconhecimento, pois exerce fundamental papel na sociedade -- seja nas questões sociais, seja nas questões espirituais”, disse Viana.

Considerando a Educação a porta de entrada para uma sociedade mais justa,  o deputado Zeca Viana também fez questão de agraciar educadores com a honraria. Neste rol estão Célia de Morais Cruz, de Cuiabá; Loreta Natalina Facco in Faria e Isilda Pereira da Silva, ambas de Primavera do Leste.

A dedicação em servir ao próximo foi lembrada com a homenagem para Maria Garbúgio, que administra a Apae de Campo Verde;  para Neusa Vieira de Moura, que desenvolve projeto social voltado aos usuários de droga, em Cuiabá; Neilia Godinho, de Água Boa, que atua para a melhoria das estradas na região do Araguaia; e Luiza Rodrigues Oliveira, que trabalha com projetos sociais em Santo Antônio do Leverger.

A ex-vereadora de Alto Taquari, Cristine Bernini, destacou durante o discurso oficial dos homenageados que o título de cidadão matogrossense significa “uma nova certidão de nascimento”.

“Somos filhos desse estado. Deixamos nossa terra natal para trás e nos aventuramos em Mato Grosso, que não negou acolhida e espaço para transformar em realidade nossos sonhos”, discorreu Cristine.

Ao falar da miscigenação, ela  ainda comparou Mato Grosso a uma grande colcha de retalhos “na qual está estampada a fé, a cultura e a tradição de pessoas de todos os lugares do país”. Neste tecido, disse Cristine, estão pedaços da Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais e até Itália.

Esta última nacionalidade se refere às homenageadas Loretta Facco e Giovanna Maletto. Giovanna nasceu em Savona, na Itália e trabalha com causas sociais em Poxoréu, desde 1976.


“Alguns de nós têm vasto currículo acadêmico. Outros possuem pouco estudo, mas com uma enorme riqueza de experiência. E o que temos em comum? Respondo! O dom de não viver para si mesmo, os ideais e o compromisso com o estado de Mato Grosso”, finalizou Cristine.

Na lista dos agraciados ainda constam: Isilda Pereira da Silva, Eunice de Fátima Garcia Pola, Maria Madalena Zanatta, Eliete Beraldo De Pieri e Rosana Gaubieri Leal, Luiz José dos Santos

Darci Oberdan de Souza, Hideu Suzuki, Eli Padilha Leal, (de Primavera do Leste); Beth Sabá Marinha da Silva (Rondolândia); Célia Maria de Moraes Cruz, Gilmar Antônio Brunetto e Gilsnei Rodrigues de Oliveira (Cuiabá); Paulo Cézar de Aguiar, João Maria de Jesus, Denimércio Loacyr Gueno, José de Arimatéia da Silva (Diamantino); Jessé Martins Vaz (Aripuanã);  Carlos Toledo (Sinop); Dorileu Souza Peixoto (São José do Rio Claro); Adelino Theodoro Coracini (Acorizal); Jacob Kaiser (Santo Antônio do Leverger).

-----------------------------------
Tags: politica, diversos

0 comentários:

Postar um comentário