terça-feira, 31 de dezembro de 2013

EUA querem mudanças na NSA, imigração e eleições em 2014


A primeira prova de fogo do presidente Barack Obama no ano será o início das coberturas médicas para milhões de americanos após a reforma na saúde


Após um ano difícil, os Estados Unidos entram em 2014 carregados de desafios: revisão das práticas de espionagem, reforma migratória, aprovação do teto da dívida e eleições legislativas, uma batalha pelo poder no Congresso mais dividido da história do país.

Boa parte das incógnitas do novo ano começarão a ser resolvidas já em janeiro, quando a reforma da saúde de Barack Obama terá sua prova de fogo com o início das coberturas médicas no dia 1º para milhões de americanos até então sem seguro médico.

A confusão sobre o conteúdo dos novos mercados de seguros, as contínuas e às vezes contraditórias modificações por parte do Governo e os problemas técnicos criaram expectativa tanto nas seguradoras como nos cidadãos, que duvidam que tudo possa estar pronto no começo do ano, já que muitos ainda estavam se inscrevendo nos últimos dias de dezembro.

De como a reforma se materialize em 2014 e do número final de inscritos alcançado no prazo limite de 31 de março dependerá em boa medida a recuperação de Obama nas pesquisas, após a dramática queda de popularidade experimentada no final de 2013.

Também em janeiro o presidente deverá abordar outro assunto espinhoso que prejudicou a imagem de sua Administração: o escândalo dos programas de espionagem em massa da NSA (agência de segurança nacional), revelados pelo ex-analista Edward Snowden.

Obama fará uma declaração definitiva logo após começar o ano na qual dirá se reforma os programas de compilação de dados da NSA e como fará isso, após estudar as recomendações que elaboradas por um comitê independente.

Uma vez encaminhada a reforma da saúde, a legislação mais importante de 2014 será, nas palavras do próprio presidente, a reforma migratória, emperrada na Câmara dos Representantes (Deputados), de maioria republicana, após receber sinal verde da maioria bipartidária no Senado.

A reforma migratória, a promessa de destaque de Obama para a comunidade hispânica, se mantém assim na agenda, apesar da agressiva oposição dos republicanos, que previsivelmente elevarão o tom do discurso diante das iminentes eleições legislativas de novembro.

Para este pleito, que chega com um Congresso mais polarizado do que nunca, os democratas tentarão manter o controle do Senado e os republicanos de continuar dominando a Câmara dos Representantes, onde a grande pergunta é se o conservador Tea Party avançará posições às custas da ala mais moderada do partido.

Com todos estas frentes abertas e sem certezas sobre nenhuma deles, a Administração Obama confia todo seu otimismo a que 2014 seja finalmente o ano do 'salto econômico' no qual a nação deixará para trás, após meia década, as sequelas da recessão mais profunda desde a crise de 1929.

Um marco 2014 já tem: uma mulher presidirá pela primeira vez o banco central americano, o Federal Reserve. Em 6 de janeiro o Senado confirmará Janet Yellen, que substituirá Ben Bernanke no fim do mês.

Pouco depois, antes de acabar fevereiro, o Congresso deve reproduzir o consenso bipartidário que permitiu a assinatura do orçamento em 2013 para chegar a um acordo sobre o teto da dívida e evitar assim a moratória.

Dentre todas as dúvidas o ano que chegar trás, uma captará com toda segurança o maior número de flashes: a ex-secretária de Estado e ex-primeira dama, Hillary Clinton, se comprometeu a anunciar nos próximos 12 meses se se candidatará às eleições à presidência do país em 2016.

Fonte: http://exame.abril.com.br/

Tags: diversos, politica

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Título de cidadão é reconhecimento institucional, diz Zeca Viana

Ao fazer a outorga do Título de Cidadão Matogrossense a 35 personalidades -- na noite desta quinta-feira (19) -- o deputado estadual Zeca Viana (PDT) destacou a importância de o Poder Público fazer o reconhecimento aos que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento e o crescimento socioeconômico de Mato Grosso.

O título de cidadão é concedido pela Assembleia Leg
islativa de Mato Grosso a forasteiros que moram ou – mesmo que de longe – trabalham pelo estado. Desde que essa contribuição tenha sido feita sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais.

 “instituição pública tem mesmo a obrigação de reconhecer o papel de destaque que cidadãos e cidadãs como vocês desempenham na sociedade. Pois, em muitos casos, vocês cumprem o papel do estado”, afirmou Zeca Viana. “Sinto-me honrado em poder ser o portador de tão respeitável comenda. Pois vocês sãos os verdadeiros heróis dessa história”, falou.

Conforme esclareceu Zeca Viana as pessoas para as quais ele concedeu os títulos são representantes dos mais diversos segmentos e municípios do estado. “São pessoas que não nasceram em Mato Grosso, mas adotaram nosso estado como sua terra natal”.

Entre os indicados do parlamentar estão os pastores Ademir de Oliveira Reis, de Primavera do Leste e Paulo Antônio, de Sinop bem como os representantes da igreja católica Frei Constantino Deon, de São José do Rio Claro; Frei Anselmo Brand, de Primavera do Leste; Padre Giovani Brunetto, de Santo Antônio do Leste; e o Bispo Dom Vital Chitolina, de Diamantino.

“A comunidade religiosa é merecedora de todo o reconhecimento, pois exerce fundamental papel na sociedade -- seja nas questões sociais, seja nas questões espirituais”, disse Viana.

Considerando a Educação a porta de entrada para uma sociedade mais justa,  o deputado Zeca Viana também fez questão de agraciar educadores com a honraria. Neste rol estão Célia de Morais Cruz, de Cuiabá; Loreta Natalina Facco in Faria e Isilda Pereira da Silva, ambas de Primavera do Leste.

A dedicação em servir ao próximo foi lembrada com a homenagem para Maria Garbúgio, que administra a Apae de Campo Verde;  para Neusa Vieira de Moura, que desenvolve projeto social voltado aos usuários de droga, em Cuiabá; Neilia Godinho, de Água Boa, que atua para a melhoria das estradas na região do Araguaia; e Luiza Rodrigues Oliveira, que trabalha com projetos sociais em Santo Antônio do Leverger.

A ex-vereadora de Alto Taquari, Cristine Bernini, destacou durante o discurso oficial dos homenageados que o título de cidadão matogrossense significa “uma nova certidão de nascimento”.

“Somos filhos desse estado. Deixamos nossa terra natal para trás e nos aventuramos em Mato Grosso, que não negou acolhida e espaço para transformar em realidade nossos sonhos”, discorreu Cristine.

Ao falar da miscigenação, ela  ainda comparou Mato Grosso a uma grande colcha de retalhos “na qual está estampada a fé, a cultura e a tradição de pessoas de todos os lugares do país”. Neste tecido, disse Cristine, estão pedaços da Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais e até Itália.

Esta última nacionalidade se refere às homenageadas Loretta Facco e Giovanna Maletto. Giovanna nasceu em Savona, na Itália e trabalha com causas sociais em Poxoréu, desde 1976.


“Alguns de nós têm vasto currículo acadêmico. Outros possuem pouco estudo, mas com uma enorme riqueza de experiência. E o que temos em comum? Respondo! O dom de não viver para si mesmo, os ideais e o compromisso com o estado de Mato Grosso”, finalizou Cristine.

Na lista dos agraciados ainda constam: Isilda Pereira da Silva, Eunice de Fátima Garcia Pola, Maria Madalena Zanatta, Eliete Beraldo De Pieri e Rosana Gaubieri Leal, Luiz José dos Santos

Darci Oberdan de Souza, Hideu Suzuki, Eli Padilha Leal, (de Primavera do Leste); Beth Sabá Marinha da Silva (Rondolândia); Célia Maria de Moraes Cruz, Gilmar Antônio Brunetto e Gilsnei Rodrigues de Oliveira (Cuiabá); Paulo Cézar de Aguiar, João Maria de Jesus, Denimércio Loacyr Gueno, José de Arimatéia da Silva (Diamantino); Jessé Martins Vaz (Aripuanã);  Carlos Toledo (Sinop); Dorileu Souza Peixoto (São José do Rio Claro); Adelino Theodoro Coracini (Acorizal); Jacob Kaiser (Santo Antônio do Leverger).

-----------------------------------
Tags: politica, diversos

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Brasil anuncia aquisição de 36 caças militares suecos Gripen


Depois de mais de uma década de negociação e muitas idas e vindas, o governo brasileiro decidiu comprar da Suécia 36 caças para equipar a Aeronáutica.
Vários fatores pesaram a favor do caça sueco Gripen: a transferência de tecnologia da Suécia para o Brasil, o custo, a performance. E a decisão não foi apenas técnica. O governo levou em  conta as denúncias de espionagem dos Estados Unidos para decidir pelo caça sueco.
Foram tantos anos esperando por esse momento, que o comandante da Aeronáutica, general Juniti Saito, comemorou: “Para mim foi um alívio”.
A decisão de equipar a Força Aérea com aviões de defesa mais potentes e modernos foi tomada há 13 anos, ainda no governo Fernando Henrique. De lá para cá, o projeto foi suspenso em 2003 e retomado pouco depois. Em 2009, o presidente Lula chegou a anunciar a compra dos caças franceses, mas depois voltou atrás.
O avião escolhido foi o Gripen NG, da empresa Saab. Serão 36 caças. Segundo o governo, o Gripen vai sair mais barato que os concorrentes da americana Boeing, e da francesa Dassault. 
E ainda há o compromisso de transferência de tecnologia para o Brasil.
“Quando terminar o desenvolvimento, teremos propriedade intelectual desse avião”, afirma o comandante da Aeronáutica, general Juniti Saito.
O fato de quase toda a estrutura dos aviões ser fabricada no Brasil foi muito importante para a escolha do modelo sueco. Mas também pesou na decisão a descoberta de que os Estados Unidos espionaram os brasileiros. Isso ajudou a tirar o modelo americano da disputa.
O Brasil vai pagar US$ 4,5 bilhões pelos aviões. Mas esse pagamento não começa tão cedo, já que deve levar quase um ano para que o contrato com a empresa sueca seja finalizado.
Para o ministro da Defesa, Celso Amorim, a grande vantagem do acordo com os suecos é que o Brasil poderá acrescentar componentes militares  aos nossos aviões.
“Isso é algo extremamente importante. porque isso é algo que permite, por exemplo, você adicionar armamento nacional, modificar em função das suas necessidades”, explica Amorim.
Os primeiros caças devem ser entregues daqui a 5 anos, em 2018, e os últimos até 2023.
Os aviões Mirage, que hoje são responsáveis pela defesa do espaço aéreo, estão muito velhos e serão aposentados ainda este mês. Enquanto os novos caças não chegam, o Brasil vai usar o modelo F5, que pode voar por mais 12 anos. 
A concorrente americana Boeing disse que, apesar de decepcionante, a decisão, de forma alguma, diminui o comprometimento da empresa em ampliar a parceria com o Brasil na área de segurança.
Já a empresa francesa Dassault lamentou a escolha e disse que o desempenho do Gripen não é equivalente ao avião francês.

Fonte: http://glo.bo/18YR1V5

Tags: diversos, tecnologia

Zeca Viana consegue derrubada de vetos do Governo

Com posicionamento sério e crítico em relação à atuação do Governo Estado, o deputado estadual Zeca Viana (PDT) tem enfrentado entraves para aprovar suas matérias e indicações parlamentares.
Mesmo assim, neste final de ano, Zeca Viana conseguiu a derrubada de vetos que o Governo do Estado havia feito e obteve a aprovação de dois projetos de suma relevância à população.
Trata-se do projeto de lei que visa a redução da Unidade Padrão Fiscal (UPF); e do projeto de lei complementar que prevê a destinação de 10% dos recursos arrecadados pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), Sociedade Pestalozzi e afins.
Ambos os projetos tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso desde 2012. As matérias parlamentares haviam sido aprovadas pelo Parlamento, mas sofreram Veto Total do Governo do Estado.
Contudo, nesta terça-feira (17), Zeca Viana conquistou a derrubada do veto número 04/12 aposto ao seu projeto de lei complementar nº 06/12. Tal proposta dispõe sobre a inclusão do inciso III no Art.3º da Lei Complementar nº 144, de 22.12.03.
Isto significa que o executivo está obrigado a promulgar a lei, conforme prevê a Constituição Estadual. Assim feito, será destinado às entidades -- que cuidam de pessoas com deficiência física e metal -- 10% do valor arrecadado pelo Fundo da Pobreza.
Se tivesse sido aprovado em 2012, a essas associações já teriam sido destinados cerca de R$ 7 milhões no ano passado. Isto porque, naquele ano, o Fundo da Pobreza arrecadou mais de R$ 69 milhões, segundo o Balanço Governamental.
UNIDADE PADRÃO FISCAL – O outro veto que caiu – este nesta quarta-feira (18) -- foi o de número 10/12 que impedia o projeto de lei que Zeca Viana apresentou em parceria com a deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) para reduzir o valor da UPF.
“Esses aumentos abusivos de taxas, como as do Detran, Indea, Sema e outros serviços públicos que subiram em até 300%, são oriundos do acréscimo da UPF”, explica Viana.  
A UPF é um indexador que corrige contribuições, taxas (inclusive multas), tributos como ICMS, IPVA, ITCD e o Fethab e onera diretamente o bolso do contribuinte. O projeto de lei para revogar o acréscimo, que subiu ainda a alíquota da energia rural - de 27% para 30%.
HISTÓRICO -- Em 2011, Zeca Viana travou uma verdadeira queda de braço com Governo do Estado por conta do aumento abusivo da UPF. À época, o deputado conseguiu revogar o acréscimo e fixar a UPF em R$ 36.
 Mas em 2012, contudo, o executivo estadual aumentou a UPF por diversas vezes e chegou ao patamar de cobrar 177%.
Em seu projeto de lei, Zeca Viana mostra que os sucessivos aumentos foram abusivos e ilegais. O deputado apresentou planilha de cálculo com base no Índice Geral de Preços – Disp. Interno (IGP –DI) que comprova o erro na hora da cobrança e que, no momento da apresentação do projeto, o valor real da UPF era de R$ 46.
Hoje, passados um ano e seis meses da apresentação da matéria, o Governo do Estado deverá refazer o cálculo conforme a planilha apresentada por Zeca Viana e Luciane Bezerra. A redução da UPF também deve ser promulgada de imediato.
----------
Soraia Ferreira

Tags: diversos, politica

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Piloto sequestrado é resgatado na Bolívia e deve depor em Cuiabá

Paulo Cézar Bertocini disse que foi sequestrado e levado para a Bolívia.
Piloto foi levado em comboio de policiais da fronteira para o Brasil.


O piloto Paulo Cézar Bertocini, que estava desaparecido desde o dia 1º de dezembro, foi resgatado na madrugada desta quarta-feira (18) por policiais brasileiros na cidade de San Ignacio de Velasco, na Bolívia. Paulo foi sequestrado junto com o avião dele no aeroporto de Juína, a 737 km de Cuiabá e levado para o país vizinho, onde foi libertado nesta terça-feira (17).

Segundo a Polícia Civil, o rapaz de 30 anos ligou para a mãe na terça-feira e disse que foi vítima de um sequestro. Ele contou que teve o avião roubado e foi liberado na Bolívia. De acordo com o Grupamento Especial de Fronteira (Gefron), uma operação foi montada para levar Paulo da cidade boliviana para Cuiabá, onde deve prestar depoimento à Polícia Federal.
Na noite de terça-feira, o rapaz procurou a polícia e pegou uma van entre as cidades bolivianas de Santa Cruz de La Sierra até San Ignacio. Nessa região ele recebeu apoio de militares bolivianos da Força Especial de Luta de Combate ao Narcotráfico (Felcon), que o escoltaram para a fronteira da Bolívia.
Na madrugada desta quarta-feira o comboio de policiais do Gefron saiu da fronteira até Cáceres, a 250 km da capital, onde chegaram no meio da manhã. Em seguida, policiais da Gerência de Combate do Crime Organizado (GCCO) continuaram a viagem para trazer o piloto até Cuiabá, onde vai prestar depoimento à PF. A previsão é que Paulo chegue na capital no final desta manhã.

Fonte: http://glo.bo/1fEBnjG

Tags: noroeste, diversos

Governo de MT lança plano para reduzir desmatamento em 80%

Apesar do aumento no último ano, Sema defende que índices são positivos.
Para secretário, novo plano deve gerar efeitos a até 2020.

Em três anos, o governo de Mato Grosso pretende reduzir em até 80% o desmatamento ilegal no estado, conforme declaração do secretário de Meio Ambiente, José Lacerda, em entrevista ao Bom dia Mato Grosso, nesta quarta-feira (18). O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas de Mato Grosso (PPCDQ-MT) será lançado nesta quarta-feira.

De acordo com o secretário da Sema, a redução é prevista na segunda fase do plano que será implantado para ter vigência entre 2014 e 2016. No entanto, de acordo com o levantamento feito pelo sistema Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia Legal mato-grossense cresceu 52% entre agosto de 2012 e julho de 2013, frente ao igual período do ano anterior. A área afetada avançou de 757 km² para 1.149 km².

Mas Lacerda defende que entre 2004 e 2013 houve uma redução de 90% no índice de desmatamento no estado, e que, o aumento registrado no último ano estaria 'dentro do plano  de controle de desmatamento e queimada'. O secretário ainda frisa que o novo plano, que entrará em vigor no próximo ano, terá efeito até o ano de 2020.
“Os índices são positivos”, declara Lacerda. Segundo o secretário, houve mais de 54% de redução nas queimadas em 2013. O plano de combate será executado através de fiscalizações, monitoramento, orientação, educação ambiental. Lacerda destaca que são, ao todo, 54 metas para serem cumpridas no decorrer dos próximos três anos.

Fonte: http://glo.bo/1fEBnjG

Tags: diversos

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Piloto Cézar Bertocini que sumiu há 16 dias liga para a mãe e diz que foi sequestrado

Segundo a Polícia Civil, piloto entrou em contato com a família nesta terça dia 17 de dezembro.

Piloto Paulo Cézar Bertocini teria sido sequestrado e levado para a Bolívia.

O piloto Paulo Cézar Bertocini, que estava desaparecido desde o dia 1º de dezembro, fez contato telefônico com a família dele, na manhã desta terça-feira (17) em Juína, a 737 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, o rapaz de 30 anos ligou para a mãe e afirmou que foi sequestrado, teve o avião roubado e foi liberado. O piloto disse que está na fronteira da Bolívia com o Brasil.

Desaparecimento

Na manhã do dia 1º, Paulo iria levar um grupo de passageiros do aeroporto de Juína para Cuiabá. No entanto, teria decolado na aeronave dele, de pequeno porte, antes do horário combinado e não foi mais visto. Desde então não tinha sido feito nenhum tipo de contato ou pedido de resgate. Desde o começo a polícia tratou o caso como roubo da aeronave seguido de sequestro do rapaz.
No mesmo dia do desaparecimento a mãe de Paulo registrou boletim de ocorrência sobre o sumiço do filho. A família acreditava que alguma pessoa estava esperando o piloto dentro do avião e o rendeu. Mais conhecido como Paulinho ‘Pium’, ele trabalhava há dois anos na profissão e morava em Juara, a 690 km de Cuiabá.

Fonte: http://g1.globo.com/

Tags: noroeste, diversos


Papa Francisco festeja 77 anos com sem-abrigo

O Papa Francisco celebrou o seu 77.º aniversário com quatro moradores de rua (só três foram fotografados), com os quais tomou o pequeno-almoço, enquanto milhares de fãs lhe desejam os parabéns no Twitter.
O Papa argentino começou o dia a celebrar a missa na residência de Santa Marta, onde vive. Os funcionários da casa foram convidados para assistir á celebração religiosa, de forma a recriar um ambiente familiar, segundo um comunicado divulgado pelo Vaticano.
O capelão do Papa, Konrad Karjewski, apresentou a Francisco quatro moradores de rua que vivem no Vaticano e com os quais partilhou o pequeno-almoço, depois da missa.
"Feliz cumpleaños Papa Francesco" podia ler-se no Twitter de Francisco, nos parabéns em espanhol, língua materna do argentino Jorge Mário Bergoglio.
Durante a tarde, o Papa vai receber o San Lorenzo, a sua equipe de futebol que acaba de ser campeã na Argentina.

Fonte: http://www.dn.pt/

Tags: diversos

Médicos recolocam mão no tornozelo para salvar membro

Chinês sofreu um acidente de trabalho, em novembro, no qual a mão foi amputada. Como tinha outros ferimentos que tinham de ser tratados com maior urgência, os médicos reimplantaram a mão no tornozelo para que este fosse salvo.
Quando foi transportado para o hospital de Changde, na província de Huane, os médicos disseram a Xiao Wei que não conseguiam salvar a mão. Porém, colocaram a hipótese de num outro hospital ser possível fazê-lo. "Ainda sou jovem. Não imaginava a minha vida sem a mão direita", confessou Xiao Wei.
O jovem foi transferido para Changsha, onde os médicos sugeriram reimplantar a mão junto ao tornozelo para a manter "viva" (ficaria assim garantido que o sangue continuaria a circular, mantendo a mão viável), pois era necessário proceder primeiro a outros tratamentos, antes de submeter Xiao Wei à operação para recolocar a mão, segundo explicou o médico à Rex Features, citado pela Sky News.
Mais de um mês depois do acidente, Xiao Wei está preparado para ser submetido à intervenção cirúrgica e os médicos acreditam que deverá recuperar totalmente os movimentos na mão.

Fonte: http://www.dn.pt/

Tags: diversos

Primavera ganha primeira diretoria municipal “Ação da Mulher Trabalhista” em MT

 

O pontapé inicial para a construção de uma extensa rede de mulheres mato-grossenses na política foi dado na manhã do último sábado (14.12). Isto porque foi realizado, em Primavera do Leste (240 km da capital), o primeiro encontro do Movimento da Mulher, ligado à Ação da Mulher Trabalhista (AMT/MT).
No município, o encontro foi coordenado por Iva Viana, esposa do deputado estadual Zeca Viana (PDT), e pela presidenta estadual da AMT/MT, Suzana Rondon. O evento reuniu mais de 500 pessoas no espaço Lions Clube. Também prestigiou o lançamento o senador Pedro Taques (PDT).

A ocasião marcou a posse da primeira diretoria municipal da AMT em Mato Grosso. Tomou posse como presidente da AMT de Primavera do Leste, a advogada Wélyda Cristina de Carvalho.

Para o deputado Zeca Viana a adesão expressiva ao encontro demonstra a vontade que as mulheres possuem em participar ativamente da política. Satisfeito com o resultado, o parlamentar declarou seu apoio ao Movimento que teve como tema: "Mulheres articuladas, mulheres empoderadas".

“Ao vê-las reunidas falando e ouvindo sobre política, vislumbro mudanças para o nosso estado e tenho certeza de que o PDT estará aberto para acolher a força feminina dentro do partido", disse.

Iva Viana alertou que as mulheres, mesmo sendo a metade da população do país ainda têm  pouca participação e presença na política. "Esse Movimento pretende organizar e mobilizar mulheres pedetistas em todo o Estado. Buscamos mais representatividade", pontuou Iva.

Empossada, Wélyda Cristina de Carvalho afirmou que pretende lutar para ajudar na elaboração de políticas públicas para as mulheres. E pretende começar pela implantação de um Conselho da Mulher na região.

"Já temos uma emenda parlamentar de Zeca Viana para a compra de um mamógrafo e pretendemos também implantar a Sala da Mulher na delegacia local”, assegurou a presidente. “A conquista do lugar a que temos direito, depende de nós mesmos, da nossa capacidade de organização e de luta. Solidárias e unidas seremos fortes”.

Para o senador Pedro Taques, a presença da mulher na política faz com que surjam diversas proposituras relacionadas ao universo feminino. "A mulher faz a diferença quando recebe um cargo de poder”. A visão feminina é necessária para a política, reforça o senador, pois humaniza a democracia e torna acessível à inclusão.

Diversas autoridades prestigiaram o lançamento o ex-prefeito de Primavera do Leste, Getúlio Viana (PR), presidentes de Ongs, Conselhos e Associações, vereadores, lideranças políticas e religiosas da região Sul como Poxoréu, Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Campo Verde, Alto Taquari, Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças.

MULHER NA POLÍTICA - O Movimento da Mulher congrega mulheres do Partido Democrático Trabalhista e visa estabelecer políticas públicas e ações para ampliar a participação ativa da mulher na política.

-----------------------------------------------------

Márcia Ferreira / Assessoria de Imprensa

Tags: politica, diversos

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

James Cameron vai filmar sequências de "Avatar" na Nova Zelândia


Cineasta canadense afirmou que filmes serão lançados a partir de 2016

O diretor canadense James Cameron anunciou nesta segunda-feira que pretende filmar três sequências da ficção
científica "Avatar" na Nova Zelândia, depois de concluir um acordo com o governo de Wellington para aumentar os subsídios de produção.

Cameron disse que os filmes, com orçamento combinado de no mínimo 415 milhões de dólares, serão filmados em sequência e devem estrear, um por ano, a partir de 2016. O "Avatar" original, que estreou em 2009, foi filmado parcialmente na Nova Zelândia e os efeitos especiais, premiados com o Oscar, foram realizados pela empresa neozelandesa Weta Digital, conhecida por seus trabalhos com Peter Jackson, o diretor das trilogias "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit".

Além do maior subsídio, que deve chegar a 25% do orçamento dos novos filmes, Cameron disse que a Nova Zelândia oferece equipes de produção altamente especializadas, assim como efeitos especiais de melhor qualidade. "Já trabalhei com equipes de todo o mundo, várias nos Estados Unidos e Canadá, mas não você não encontra a mesma faísca", declarou.

O primeiro-ministro John Key declarou que as filmagens dos novos episódios de "Avatar" mostrarão ao mundo que a "Nova Zelândia é um grande lugar para rodar filmes". "Temos que ser mais que um país apenas com costela de cordeiro e os All Blacks" (seleção de rúgbi), disse Key em referência aos símbolos mais conhecidos do país.  "Isto é o que a indústria do cinema faz, mostra ao mundo que somos mais que isto", completou.

Cameron - diretor de sucessos de bilheteria como "Titanic", "Exterminador do Futuro" e "Aliens, O Resgate"- se negou a revelar o custo total dos três filmes, mas disse que espera manter a conta abaixo de um bilhão de dólares.

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/

Tags: entretenimento

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Dana White: 'Belfort irá enfrentar o vencedor de Anderson x Weidman'


Quem estava esperando por uma luta entre Anderson Silva contra o pugilista Roy Jones Jr, terá que aguardar na fila.


Em entrevista ao "Combate.com", o chefão do UFC, Dana White, afirmou que quem irá encarar o brasileiro caso ele vença Chris Weidman será Vitor Belfort. De acordo com o "Big Boss", o "Fenômeno" não pode ficar tanto tempo esperando uma oportunidade pelo cinturão.


"Na verdade, Ed Soares estava me dizendo ontem (12/12/2013) que Anderson acredita piamente que Vitor Belfort merece a chance ao título. Então os rumores de que ele não quer enfrentar o Vitor não são verdadeiros. Se Anderson vencer Weidman, sua próxima luta será contra o Belfort".

"A luta com Roy Jones Jr. seria um duelo de boxe, não seria nas regras do MMA, isso se ela um dia acontecer. Não seria uma luta de 12 rounds. Esses caras só querem lutar boxe. Se Anderson vencer, ele enfrenta Vitor Belfort. Depois da última performance do Vitor, eu fiquei ainda mais abismado com ele. Fora que, se o Anderson não vencer essa luta, aí o Vitor pegaria o Chris Weidman, então Vitor vai sim disputar o cinturão logo. E acho que o Vitor ficaria muito tempo sem lutar se tivesse que esperar pela revanche entre Anderson e Weidman e pela luta entre Anderson e Roy Jones Jr", explicou Dana White.

O presidente da organização também falou sobre o que espera do duelo entre Anderson Silva e Chris Weidman. Segundo ele, o lutador americano está ainda mais em forma, o que contribuirá para uma luta épica.

"Eu não consigo parar de pensar nesse duelo.  E chegou a um ponto que está tão intenso que, apesar de Ronda x Miesha ser uma luta excelente, eu não consigo parar de pensar nessa revanche. Ontem eu falei com o Ed Soares, e ele me disse que o Anderson está muito confiante para essa luta, treinando feito louco porque está naquela fase em que pensa: "Eu devia ter vencido da primeira vez". E isso só me deixa mais e mais motivado, porque eu conheço o Chris Weidman. Ele passou por um procedimento no joelho para estar 100% para essa luta. Chris Weidman não podia dobrar o joelho antes. Ele fez o procedimento na Alemanha, na mesma época em que eu estive lá. Agora o joelho dele está zerado, e tudo está conspirando para que essa revanche seja épica", contou.

CONFIRA O CARD DO EVENTO:
UFC 168: Silva x Weidman, 28 de dezembro de 2013, Las Vegas, EUA

Card Principal
Chris Weidman vs. Anderson Silva
Ronda Rousey vs. Miesha Tate
Josh Barnett vs. Travis Browne
Fabrício Camões vs. Jim Miller
Diego Brandão vs. Dustin Poirier

Card Preliminar
Uriah Hall vs. Chris Leben
Michael Johnson vs. Gleison Tibau
Manny Gamburyan vs. Dennis Siver
Siyar Bahadurzada vs. John Howard
William Patolino vs. Bobby Voelker
Estevan Payan vs. Robert Peralta

Tags: esportes, diversos

Fonte: http://br.esporteinterativo.yahoo.com/

Jovem não está nem aí para cigarro no Brasil

Entre 2006 e 2012, o número de adolescentes que fumam caiu 45%, enquanto entre os adultos a diminuição foi de 20%. Veja os números que mostram a queda do tabaco no Brasil

Nos últimos seis anos, o Brasil conseguiu ver o número de fumantes diminuir 4 milhões. O número, que representa uma queda de 20% no consumo de cigarros, está no 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), sobre o uso do tabaco, realizado pela Universidade Federal de São Paulo

Segundo a pesquisa, hoje 15,6% dos brasileiros se declaram fumantes. Em 2006, o percentual era de 19,3%. A queda mais impressionante, no entanto, é entre os jovens: 3,4% dos adolescentes disseram fumar em 2012, uma queda de 45% no período. 

Segundo o estudo, a redução do consumo entre os jovens é importante porque quanto mais precoce é o início do consumo, maior é a chance de dependência e do surgimento de doenças associadas ao vício. 

Com isso, é de se supor que esta indústria tenha um futuro difícil no país. 

De acordo com o Lenad, cerca de 400 mil pessoas morrem de câncer, doenças cardiovasculares, respiratórias, perinatais ou mesmo de incêndios causados pelo cigarro a cada ano. Veja a seguir 9 números ou curiosidades sobre a realidade nacional do tabaco hoje:

1) Começa-se a se fumar mais cedo (menos de 16 anos)

Apesar da redução de 45% no consumo de cigarros entre os jovens, a má notícia é que eles estão começando a fumar cada vez mais cedo. A média do início de experimentação de cigarros passou de 16,2 anos em 2006 para 15,9 anos em 2012.

2) 62% dos menores de idade conseguem comprar cigarro facilmente

A lei brasileira proíbe que jovens com menos de 18 anos comprem cigarros. Mesmo assim, 62% dos adolescentes disseram não encontrar nenhum problema para comprá-los. Os bares foram apontados como o lugar preferido para isso.

3) Quem fuma está fumando mais

Embora tenha diminuído o número de fumantes, os que mantém o hábito estão fumando mais. A média de cigarros consumidos aumentou de 12,9 cigarros por dia, em 2006, para 14,1 em 2012. Mais preocupante é a constatação que 2 em cada 10 pessoas fumam o primeiro cigarro do dia em menos de 5 minutos após acordar. 

Hoje, existem por volta de 70 milhões de fumantes passivos que, apesar de não colocarem o cigarro na boca, sofrem com os efeitos nocivos da fumaça. 

5) Quase 12% da população conseguiu largar

Atualmente, 11,3% da população brasileira conseguiu largar o vício no cigarro e se considera como ex-fumante. A maioria deles afirmou ter abandonado o tabaco por preocupações com a saúde.

6) Classe A está fumando mais

A única classe social em que não houve redução de fumantes foi na classe A, em que ocorreu um aumento de 110% no consumo.

7) Um em cada dois já experimentou

Pouco mais de 15% da população se declara como fumante. No entanto, metade dos brasileiros disseram já ter experimentado cigarro pelo menos uma vez na vida - e 50% destes mantiveram o hábito de fumar. 

8) Poucos fumantes agem de verdade para parar

Apesar de 90% dos fumantes afirmarem que gostariam de parar de fumar, apenas 17% deles está fazendo alguma coisa para conseguir isso.

9) Tratamento gratuito ajudaria

Para a maior parte dos fumantes, é o dinheiro que impede de largar o vício: 73% deles disseram que tentariam parar de fumar se tivessem acesso a tratamento gratuito.

Fonte: http://exame.abril.com.br/

Tags: diversos

Peter Higgs diz que não conseguiria repetir seu feito no mundo acadêmico de hoje

Peter Higgs, que propôs a existência do Bóson de Higgs, disse que não conseguiria o feito se estivesse entrando no mundo acadêmico científico hoje. Lembre-se de que esse cara ganhou um Prêmio Nobel de Física há poucos meses.

Higgs deu uma entrevista ao The Guardian enquanto estava indo pegar seu Prêmio Nobel e foi muito sincero sobre sua falta de produtividade mensurável nos anos após publicar sua maior teoria. Em sua época na Universidade de Edimburgo ele diz ter se tornado um “embaraço para o departamento” durante a época de avaliação, quando todos estava exibindo os artigos que tinham publicado durante um determinado  ano.

Higgs se aposentou em 1996 e tentou se afastar do mundo acadêmico, embora ele tenha tido que voltar quando o Colisor de Hádrons do CERN comçou a prometer resultados. Higgs disse ao Guardian: “Hoje eu não conseguiria um trabalho acadêmico. É simples assim. Acho que eu não seria considerado suficientemente produtivo.”

Para sermos justos, houve uma tensão clara sobre a falta de produtividade de Higgs em sua época, então não é como se houvesse um ponto nos últimos anos quando um fluxo consistente de publicações se tornou significantemente mais importante do que já tinha sido antes. Além disso, Higgs definitivamente não conseguiria um emprego hoje já que ele “diz que nunca enviou um e-mail, usou a internet ou fez uma ligação de um celular”.

Mas seus comentários trazem à tona a questão da comunidade científica estar deixando de empregar alguns excelentes pensadores por colocar peso demais na quantidade de resultados. Higgs diz que “é difícil imaginar como eu poderia ter paz e sossego suficientes  para conseguir fazer o que eu fiz em 1964.”

Tags: diversos, geral

Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/

Startup brasileira Teckler ganha prêmio da ONU

O Teckler, rede social criada recentemente que remunera os usuários pelo conteúdo produzido, é a única startup brasileira a ganhar o World Summit Award (WSA), premiação concedida pelo braço operativo da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação da ONU, o Centro Internacional de Novas Mídias.

O objetivo do prêmio é reconhecer as melhores iniciativas dentro de conteúdo on-line, além de aplicações ICT (banco de dados, publicadores, processadores de texto, dentre outras) inovadoras voltadas para conteúdo on-line. O anúncio foi feito durante o evento WSA 2013, no Sri Lanka, cujo intuito é trazer as principais tendências mundiais da internet.

Dentre as 40 vencedoras, o Teckler é a única brasileira que figura na lista. Foram 461 projetos inscritos provenientes de 168 países. A rede social brasileira foi escolhida na categoria e-Media & Journalism – são oito categorias diferentes.

O Teckler tem um sistema que segmenta os anúncios por categorização orgânica de tópicos, ou seja, é possível segmentar a publicidade de acordo com interesses dos usuários.

A maior parte do lucro desses anúncios – 70%, segundo informa a startup em comunicado – é repassada aos usuários provedores de conteúdo. A plataforma também tem um botão descurtir, o que dá autonomia ao usuário e garante aos leitores acesso aos temas que realmente os interessam. Na nota, a companhia também afirma que tem 2 milhões de visitantes únicos e mais de 160 mil tecks (conteúdo gerado no site com texto, foto ou vídeo).

Os vencedores, segundo o site da WSA, terão acesso à rede de contatos da premiação (com líderes de indústrias de 160 países), divulgação nos canais do prêmio, contato com patrocinadores e apoiadores e destaque no site, dentre outros benefícios.


Tags: tecnologia, diversos, entretenimento

Fonte: http://startups.ig.com.br/

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Conheça o Instagram Direct; novo serviço de mensagem rival do WhatsApp

O Instagram acabou com o mistério em torno do evento anunciado para esta quinta-feira (12) e lançou mais uma novidade para seus usuários: um serviço de mensagens privadas e também em grupo chamado "Instagram Direct". A nova função pretende roubar usuários de concorrentes muito populares como WhatsApp e Snapchat. O lançamento aconteceu simultaneamente em todo mundo e, em Nova York, o fundador do Instagram deu mais detalhes sobre como funciona o "Direct" no iOS e no Android.

O aplicativo será atualizado para os sistemas operacionais móveis Android e iOS (iPhone) ainda hoje. Não há previsão de chegada do recurso ao Windows Phone. Essa é a a grande aposta do Facebook (atual dono do aplicativo) e do próprio Instagram para brecar o crescimento de Whatsapp e Snapchat. 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/

Tags: tecnologia, diversos, entretenimento

PDT realiza encontro para mulheres em Primavera do Leste

O Partido Democrático Trabalhista em Mato Grosso realiza no próximo sábado (14.12), em Primavera do Leste (240 km de Cuiabá), o 1º Encontro do Movimento da Mulher Trabalhista.

O evento é organizado por Iva Viana – que é esposa do presidente regional do PDT, o deputado estadual Zeca Viana -- e pela presidente estadual da Ação da Mulher Trabalhista (AMT/MT), Suzana Rondon. O encontro acontecerá a partir das 8h, na sede do Lions Clube.

Além de reunir as mulheres filiadas ao PDT de toda a região sul do estado, a ocasião servirá para dar posse à nova diretoria da Ação da Mulher Trabalhista em Primavera do Leste. No município, a AMT terá a advogada Wellyda Carvalho como presidente.

Conforme o deputado Zeca Viana esclarece o objetivo do encontro é de fortalecer a participação das mulheres na política. “Apoio e incentivo qualquer movimento em prol da construção de políticas públicas para as mulheres. Mas é preciso que elas ocupem seu espaço", afirma o parlamentar.

A presença feminina na política, avalia Iva Viana, mesmo que tímida, tem ocupado papel social relevante, com proposituras que atendem as reais necessidades das mulheres.

"Mulheres politizadas são mulheres comprometidas, capacitadas, preparadas e que muito trabalham. Quando se reúnem, em movimentos como este de sábado, as mulheres buscam conhecer os direitos que conquistaram e que lugares elas pode ocupar", pontua Iva.

Já Suzana Rondon destaca que a luta das mulheres pelo espaço na política é antiga. E, somente assim, as mulheres foram conquistando cargos que, até então, eram de exclusividade masculina.

"Queremos aumentar nossa participação na política. O homem sempre ocupou o espaço público e a mulher o privado. As mudanças estão acontecendo a passos lentos, mas a conquista de nossos direitos é algo fundamental para o fortalecimento da democracia”.

Este será o primeiro encontro do PDT Mulher no município. Com o tema "Mulheres Articuladas - Mulheres Empoderadas", a expectativa é de que o evento reúna cerca de 500 participantes.

O senador Pedro Taques também participará do evento junto com o deputado Zeca Viana, militantes e líderes comunitários e políticos da região.

O Movimento da Mulher congrega mulheres do Partido Democrático Trabalhista e visa estabelecer políticas públicas e ações para ampliar a participação ativa da mulher na política.

---------------------------------------------------------

Márcia Ferreira - Assessoria de Imprensa

Tags: politica, diversos

“Mato Grosso é o futuro da suinocultura brasileira", afirma Viana

A fim de impulsionar o setor da suinocultura em Mato Grosso, a Assembleia Legislativa criou uma comissão específica para debater do assunto. Trata-se da Frente Parlamentar da Suinocultura -- instalada oficialmente na última semana.
Coordenada por parlamentares ruralistas, a Frente da Suinocultura de Mato Grosso é tida como o elo que faltava para integrar produtores e políticas públicas, dando vazão à expansão da atividade.
Ligado ao setor do agronegócio, o deputado estadual Zeca Viana (PDT) – que atuará como subcoordenador da Frente – diz que a iniciativa significa um reforço para o processo, já iniciado, de desenvolvimento e crescimento da atividade no estado.
“Mato Grosso é o futuro da suinocultura brasileira", assegura Viana. “Por isso, solicito aos nobres parlamentares que andem lado a lado com os produtores dando voz ativa a quem trabalha".
Nos últimos dois anos, lembra o parlamentar, o tema tem ocupado espaço importante nas discussões em âmbito do agronegócio, tanto na esfera nacional quanto na estadual.
E foi por este motivo que a Frente Parlamentar da Suinocultura de Mato Grosso (a 4° do país) foi criada, numa proposta do deputado Romualdo Junior (PMDB). O estado pioneiro nesta ação é Minas Gerais. Também já criaram a frente Santa Catariana e o Congresso Nacional.
Ao ser informado sobre a instalação, o presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura de Minas Gerais, deputado estadual Glaycon Franco (PRTB), comemorou a iniciativa matogrossense.
“Queríamos servir de estímulo e exemplo para a criação de outras Frentes, alavancando assim o setor”, disse Glaycon. "Somos o 3º estado que mais exporta no país e Mato Grosso está seguindo nesse caminho”.
Para se ter ideia, Minas Gerais possui 1.200 produtores, 270 mil matrizes, totalizando um rebanho de 5 milhões de animais. Já Mato Grosso possui o quinto maior rebanho brasileiro com 130 mil matrizes e um plantel de 1,5 milhão.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Dias Lopes, ratificou a afirmação de que Mato Grosso reúne todas as condições para ser o futuro da suinocultura brasileira.
"Cerca de 50% do milho produzido em Mato Grosso é destinado para a suinocultura. Mesmo com problemas crônicos de logística, Mato Grosso possui grandes produtores”, falou Marcelo. 
Sobre a atuação da Frente, Lopes diz que acredita no potencial dos parlamentares que assumiram a missão. “Já vislumbro novas leis e proposituras vindas dessa região", ressalta.
O presidente da ABCS pontua ainda que vai depender muito dos produtores fazer com que a Frente seja eficiente. "Uma frente só é atuante quando se cria demandas e percebo que é chegada a hora de Mato Grosso saltar a porteira e brigar pelo espaço da carne suína”.
O diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, também comemorou a iniciativa. Para ele, o quadro atual do setor no estado corrobora com as expectativas futuras.
"A suinocultura é uma cadeia chave na economia mato-grossense”, afirma. Custódio conta que o segmento em Mato Grosso gera 8.750 empregos diretos e 30.000 indiretos. “Possuímos sustentabilidade ecológica e temos muito a oferecer para a economia deste estado", disse.
Participam também dessa Frente, os deputados Dilmar Dal Bosco (DEM), Ademir Brunetto (PT), Wagner Ramos (PR), Mauro Savi (PR), Airton Português (PSD) e José Domingos Fraga (PSD).
----------------------------

Márcia Ferreira / Assessoria de Imprensa

Tags: politica

Planos de Saúde terão que cobrir testes genéticos

Estão inclusas análises genéticas de alguns tipos de câncer hereditários, como o de ovário, de intestino e de tireoide


Angelina Jolie: um dos exames contemplados é a análise dos genes BRCA 1 e BRCA 2, que aumentam o risco de câncer de mama e que levaram a atriz a fazer retirada preventiva das mamas

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publica nesta quinta-feira, 12, uma nota técnica com normas para assegurar a cobertura de exames genéticos pelos planos de saúde. Um dos exames contemplados é a análise dos genes BRCA 1 e BRCA 2, que aumentam o risco de câncer de mama.

A alteração nesses genes foi o que motivou a atriz Angelina Jolie a fazer uma dupla mastectomia preventiva (retirada das mamas) no início deste ano.

As diretrizes passam a valer no dia 2, com o novo rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde. Ao todo, serão publicadas 22 diretrizes para 29 doenças genéticas, entre elas enfermidades neurológicas, do sangue e alguns tipos de câncer hereditários, como o de ovário, de intestino e de tireoide.

De acordo com a gerente de atenção à saúde da ANS, Karla Coelho, essas regras não foram anunciadas em outubro junto com o novo rol pois as discussões não estavam concluídas.

A ANS já prevê a obrigatoriedade da cobertura de análise molecular de DNA desde 2008, mas, por falta de diretrizes e até por desconhecimento dos beneficiários, elas raramente eram cumpridas.

"A análise molecular de DNA estava prevista de uma forma muito aberta, o que deixava muitas brechas e dúvidas. O que fizemos foi listar os critérios para a cobertura e deixar claro quais são as doenças contempladas", diz Karla.

A realização dos exames genéticos, entretanto, não será tão simples. Eles serão liberados de forma "escalonada", depois de esgotadas todas as outras tentativas de diagnóstico. A ANS também continuará exigindo que o pedido do exame seja feito por um geneticista - uma das principais críticas, pois segundo a Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), há apenas cerca de 200 geneticistas no Brasil, concentrados no Sul e Sudeste.

"Por um lado essa diretriz é boa porque deixa claro em quais situações o paciente terá direito a realizar o exame, mas por outro lado ela acaba restringindo ainda mais, por limitar as doenças e exigir que o pedido venha de um geneticista", diz o representante da SBGM na ANS, Salmo Raskin.

A engenheira Viviane Klein, de 39 anos, precisou ir à Justiça para conseguir que o plano de saúde pagasse as despesas da dupla mastectomia preventiva, depois que um exame genético pago por conta própria apontou que ela tinha 87% de risco de ter câncer de mama. O plano recusava, alegando que não era de cobertura obrigatória. "Agora, com essas diretrizes, talvez facilite para outras pessoas."

O advogado especializado em planos de saúde Julius Conforti concorda que exigir que o pedido venha de um geneticista limita a medida. "São poucos médicos geneticistas, em poucos locais. Além disso, os consumidores nem sabem que têm esse direito. A medida acaba se tornando inócua", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags: diversos

Fonte: http://exame.abril.com.br/

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Petrobras tem 32% de chances de ir à falência, diz Macroaxis

A Petrobras, que já foi um dos maiores orgulhos dos brasileiros, tem 32,4% de ir à falência nos próximos dois anos. É o que diz uma análise da administradora de investimentos americana Macroaxis, especializada em fazer esse tipo de cálculo.

“Baseando-se nas últimas informações financeiras divulgadas, a Petrobras tem probabilidade de falência de 32,4%. Este valor é muito maior do que o do setor”, afirma o relatório. A ExxonMobil, por exemplo, gigante do ramo de óleo e gás, tem probabilidade de falência de 0,86%. A Chevron tem 8,96% de chances e a Petrochina, outra grande concorrente, 12,27%.

De acordo com a Macroaxis, que calcula riscos de investimentos de mais de 150.000 empresas do mercado de ações, companhias com probabilidade de falência maior que 90% têm grandes chances reais de falirem nos próximos dois anos. Em compensação, empresas com até 15% de probabilidade costumam demonstrar crescimento no mesmo período.

O índice reflete o tamanho da crise que a Petrobras vem enfrentando nos últimos dois anos e que atingiu o auge – até agora – na semana passada. Depois de anunciar o reajuste no preço dos combustíveis, suas ações despencaram 10% em um só dia e a estatal brasileira perdeu 25 bilhões de reais em valor de mercado em poucas horas.

A queda aconteceu porque analistas avaliaram que o reajuste foi insuficiente para reequilibrar as contas da empresa, que continua vendendo a preços subsidiados por uma política do governo de segurar a inflação. As dívidas já chegam a 79,6 bilhões de dólares, o que levou a agência de classificação de risco Moody’s a rebaixar a Petrobras em outubro. A agência prevê que, pelo menos até 2015, as dívidas só devem aumentar.

Fonte: http://exame.abril.com.br/

Tags: economia, diversos

STF começa a julgar validade de doações para campanhas eleitorais

Ação direta de inconstitucionalidade da OAB contesta doações de empresas privadas a candidatos e a partidos


O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta quarta-feira (11) a ação direta de inconstitucionalidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra as doações de empresas privadas a candidatos e a partidos políticos. A OAB contesta os artigos da Lei dos Partidos Políticos e da Lei das Eleições, que autorizam a doação de recursos de pessoas físicas e jurídicas para campanhas eleitorais de partidos e candidatos.

A ação direta de inconstitucionalidade sobre o tema chegou ao STF em 2011. A entidade questiona a Lei dos Partidos Políticos, de 1995, e a Lei das Eleições, de 1997, argumentando que o modelo atual resulta em influência “excessiva e deletéria” do poder econômico. “Prejudicados, por óbvio, são os candidatos mais pobres e os que não desfrutam da mesma intimidade com as elites econômicas ou não têm identidade com os seus interesses e bandeiras, e que acabam sem o mesmo acesso aos recursos de campanha, o que compromete gravemente a igualdade de oportunidades na competição eleitoral. Sem falar daqueles que, pelas mesmas razões, desistem de se candidatar, pela absoluta falta de condições financeiras para competir no pleito eleitoral”, argumenta a OAB.

A entidade também questiona os limites de doações permitidos por lei, baseados em rendimentos obtidos no ano anterior. Para a OAB, o critério reforça a desigualdade representativa. “A excessiva infiltração do poder econômico nas eleições gera graves distorções. Em primeiro lugar, ela engendra desigualdade política, na medida em que aumenta exponencialmente a influência dos mais ricos sobre o resultado dos pleitos eleitorais, e, consequentemente, sobre a atuação do próprio Estado”, acrescenta a entidade.

Tags: política

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Facebook pode contar com botão para que você se "solidarize" com os amigos

Uma amiga sua acabou de postar no Facebook  que o seu cachorrinho morreu. Você não sabe o que falar, porém, não quer ficar sem se mostrar solidário. Assim, a alternativa restante é simplesmente dar um “curtir” na publicação. Soa estranho, não é mesmo?
Pois o Facebook – e milhares de usuários da rede social em todo o planeta – também pensam dessa maneira e, por isso, novas opções podem surgir em breve no site. De acordo com o The Telegraph, a empresa estuda inserir um novo botão chamado “sympathise” na página.
Isso, traduzido para o português, seria algo como “simpatizar”, “ser compreensivo” ou “compadecer”, enfim, alguma expressão que mostrasse que você está ao lado daquela pessoa – e que ajudaria na hora de você postar algo relativo às “emoções negativas” compartilhadas na rede social.
Segundo Dan Muriello, engenheiro de software da empresa, o recurso não funcionará para qualquer postagem. A opção deve surgir somente quando a pessoa que realizar a postagem definir a utilização de algumas tags específicas. Dessa forma, ao invés de a informação “cinco pessoas curtiram isso”, o Facebook mostrará automaticamente “cinco pessoas ‘se solidarizaram’ com isso”.
A ideia, no entanto ainda não tem data prevista para entrar em funcionamento. A discussão sobre o novo botão surgiu no último hackathon promovido pela companhia, evento no qual os engenheiros da empresa se juntam para promover uma grande reunião para o surgimento de novas ideias. Tais “brainstormings” já renderam muita coisa positiva para o Facebook, como o surgimento da “Linha do tempo” e do próprio botão “Curtir”, por exemplo.

Tags: tecnologia

Fonte: http://www.boainformacao.com.br/

Lutador do UFC morre após sofrer infarto e ficar 13 dias internado

Após lutar pela vida durante 13 dias, Shane Del Rosario morreu nesta segunda-feira. O lutador do Ultimate Fighting Championship (UFC) tinha sofrido um infarto cardíaco e até apresentou melhoras, mas não resistiu. A entidade divulgou uma nota lamentando o ocorrido.

Shane Del Rosario sofreu o infarto e só depois foi concluído que ele tinha uma doença congênita, que poderia causar sua morte a qualquer momento. Por ter sido atendido rapidamente, ele conseguiu sobreviver ao ataque. Mas os médicos não conseguiram salvar sua vida.

Poucos dias depois do infarto, sites americanos chegaram a divulgar a morte cerebral do lutador. Porém, a informação foi negada na época. Depois, foi divulgado até que ele passou a respirar sem aparelhos. Mas sempre foi alertado que ele tinha poucas chances de sobreviver.

Shane Del Rosario, 30 anos, começou a carreira de lutador no kickboxing, onde venceu oito de suas nove lutas. No MMA, o cartel era de 11 triunfos em 13 confrontos, sendo as duas derrotas em suas participações pela organização UFC, ambas na categoria pesado. Shane não lutada desde dezembro de 2012, quando perdeu para Pat Barry por nocaute no The Ultimate Fighter 16 Finale.

Tags: esportes, diversos

Fonte: http://esportes.terra.com.br/

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Clinton diz que novo desafio para América Latina é crescer com inclusão

O ex-presidente americano Bill Clinton disse nesta segunda-feira que, após vários anos de bem-sucedidos programas de redução da pobreza com crescimento, o desafio que surge para a América Latina é acelerar o crescimento sem deixar de reduzir as desigualdades. "É necessário acelerar o crescimento e ao mesmo tempo seguir reduzindo as desigualdades", afirmou o ex-mandatário ao inaugurar o primeiro encontro regional para a América Latina da Iniciativa Global Clinton(CGI, por sua sigla em inglês), entidade que fundou e preside, realizado no Rio de Janeiro. Segundo Clinton, nos últimos dez anos a América Latina conseguiu tirar da pobreza 70 milhões de pessoas e fazer com que 50 milhões chegassem à classe média, assim como crescer no meio da crise econômica internacional que começou em 2008. "A grande pergunta que temos que fazer é como acelerar esse crescimento e incluir mais pessoas no meio de uma crise global de desemprego?", perguntou. O ex-mandatário admitiu que no mundo todo há atualmente uma crise de emprego e países como a Espanha, onde a taxa de desemprego dos jovens dobra a da população em geral, sofrem uma "imensa perda da capacidade produtiva". Segundo o ex-presidente, uma das estratégias para crescer e incluir passa pela associação entre os Governos, empresas e organizações da sociedade civil para desenvolver projetos conjuntos que garantam um desenvolvimento sustentável, como os impulsionados pela CGI no mundo todo. Na opinião de Clinton, o déficit em investimentos em infraestrutura na América Latina pode ser reduzido se os Governos da região alinharem as normas para o investimento privado nessa área. "Esses projetos podem ser iniciados se os Governos da região estabelecerem normas igualitárias", afirmou Clinton, que mencionou o exemplo da Austrália, onde os bancos usam dinheiro privado para investir em infraestrutura pública. Clinton acrescentou que após três décadas dedicado à política, descobriu que tudo girava em torno de dois assuntos: "O que vai ser feito e quanto vai custar?". "Nunca chegamos à terceira pergunta que é a mais importante do século XXI: como vamos fazer?", afirmou. O ex-presidente acrescentou que o encontro latino-americano da CGI ajuda a responder essa pergunta porque permite conhecer experiências bem-sucedidas como as do Brasil e México para reduzir a pobreza. De tais experiências, Clinton ressaltou uma do Governo mexicano para ampliar o acesso à universidade que permitiu que no país, com uma população menor, fossem formados mais engenheiros por ano que nos Estados Unidos. "Nessa época não houve crescimento da migração do México rumo aos Estados Unidos", disse. O ex-preidente também se referiu aos programas que permitiram à cidade colombiana de Medellín superar a imagem de capital mundial da droga e passar a pertencer de novo ao povo e a ser sede de reuniões de organizações internacionais. Clinton também destacou a resposta que o Brasil deu às manifestações por melhores serviços públicos que sacudiram o país nos últimos meses. "A Síria respondeu às manifestações com agressões à população e prisões e transformou as manifestações em uma guerra civil. O Brasil, ao contrário, conversou com a população e pediu que ajudasse a resolver os problemas", disse. EFE cm/ff (foto)(vídeo)

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Tags: diversos, economia, politica
Fonte: http://noticias.r7.com/

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

NASA quer cultivar nabos, manjericão e agrião na Lua até 2015

Mais especificamente, ele está planejando para plantar uma horta lá para demonstrar que um jardim na lua é uma forma viável de complementar as refeições dos astronautas. A agência espacial anunciou que, em 2015, ele vai estar enviando várias plantas incluindo nabos, agrião e manjericão - ". a primeira experiência de cultivar vida em outro mundo através da ciência",
A agência não está apenas planejando cavar alguns buracos, enterrar as sementes e esperar o melhor, no entanto. As plantas serão cultivadas em um módulo lunar especial projetado especificamente para promover o crescimento das plantas em um ambiente fora do mundo. Este habitat vai pesar cerca de 1 kg e vai ficar para a lua de carona um passeio na Lua Expresso Lander , que está participando do Google Lunar X-Prize competição.
Dentro do selado Lunar Câmara de Crescimento de plantas , as plantas serão protegidos contra a radiação solar mais alto, e um reservatório especial vai manter as plantas regadas. Air será selado dentro suficiente para mais de cinco dias de crescimento. De 5 a 10 dias, a NASA irá acompanhar a germinação das plantas (o foco da experiência) e do crescimento, em comparação com um grupo controle na Terra, medindo a taxa de crescimento e área foliar expressa ao longo do tempo, com base em fotos tiradas de dentro do módulo.
Os cientistas também irão medir os movimentos das plantas em resposta ao movimento da fonte de luz.
"Sobreviver 14 dias demonstra que as plantas podem brotar em ambiente de radiação da Lua em 1/6 g", disse a Nasa . "Sobreviver 60 dias demonstra que a reprodução sexuada (meiose) pode ocorrer em um ambiente lunar. Sobreviver 180 dias mostra efeitos da radiação sobre características genéticas dominantes e recessivos. Posteriormente, o experimento pode ser executado por meses através de múltiplas gerações, aumentando o retorno a ciência. "
NASA há anos já crescido plantas e vegetais na Estação Espacial Internacional. Após o experimento jardim na lua terminar, a NASA vai continuar a lançar experimentos de longo prazo ao longo de várias gerações de plantas com uma maior variedade de plantas.

Tags: diversos

Fonte: Yahoo notícias (edit MHC) / http://www.portaluniversidade.com.br/

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Adidas revela a bola da Copa do Mundo 2014

A Brazuca foi apresentada em evento no Rio de Janeiro. Assista ao comercial.


Em evento no Rio de Janeiro, nesta noite de terça-feira, a Adidas apresentou a Brazuca, bola oficial da Copa do Mundo de 2014.


O design parece ter pouca relação com o Brasil, mas a marca afirma que muita tecnologia foi utilizada no desenvolvimento da bola. Um processo de quase 3 anos de testes, envolvendo 600 jogadores profissionais, e feita através de uma estrutura simétrica de seis painéis que possibilitam aderência e estabilidade em campo.

O comercial (acima) é protagonizado por diversas estrelas do esporte, brincando com o que seria o ponto de vista da própria pelota. Inclui cenas no Brasil, com uma pelada no campo de terra batida, e… uma galinha. Acho que o Fernando Meirelles fez o mundo acreditar que as ruas do Brasil estão infestadas de galinhas.

A Brazuca tem até perfil no Twitter, e uma ação para divulgar o lançamento vai dar uma bola para todos os bebês nascidos no dia 3 de dezembro de 2013. Basta o pai/mãe comparecer com a certidão de nascimento da criança em dos postos de trocas listados no site adidas.com.br/copadomundo.

Vale a pena aproveitar, pois o preço estimado da bola é de R$ 400

Tags: esportes, diversos

Fonte: http://exame.abril.com.br/

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mundialmente estamos ficando para traz em Educação


O Programa Internacional de Avaliação de Alunos - PISA é uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar, realizado pela primeira vez em 2000 e repetido a cada três anos.


O Estudo mostra que o Brasil tem melhorado suas notas ao longo do tempo, porém estamos perdendo posições para outros países, isso significa que a Educação mundial está melhorando e que estamos ficando para traz.

Veja a evolução das notas dos alunos brasileiros de 2000 a 2012 no Pisa, teste feito pela OCDE para avaliar a qualidade da educação em 65 países

Tribo indígena na região Noroeste de MT dá exemplo de sustentabilidade e lucratividade



Os índios retiram mais de trezentas toneladas de castanha por ano do meio da floresta sem prejudicar o meio ambiente. Saiba mais!

Tags: noroeste; diversos

Fonte: http://noticias.r7.com

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Por aclamação, deputado Zeca Viana é reeleito presidente do PDT estadual

Aclamado por pedetistas presentes na Convenção Estadual, realizada no Hotel Fazenda mato Grosso, no último sábado (30), Zeca Viana (PDT) permanecerá no comando estadual  da sigla. O senador Pedro Taques segue como vice-presidente. Neste mesmo dia, foi aprovada, por unanimidade a composição do diretório estadual.
O resultado da eleição já era previsto, uma vez que apenas a chapa de Zeca e Taques se inscreveu para o pleito.

O parlamentar foi aplaudido por representantes dos partidos aliados, como PPS, PSB, DEM, PSDB, PV, PSC, PRB, PTN e PTB, além de cerca de 600 pessoas – entre filiados, militantes e pré-candidatos a deputados estadual e federal.

 Após mais de quatro horas de convenção, líderes da agremiação nacional parabenizaram a gestão veterana. O Senador Cristovam Buarque disse estar satisfeito com a equipe e acredita que essa gestão abrirá espaço para que  o cidadão possa palpitar no que lhe pertence. "O povo quer ter a oportunidade de conversar com quem administra” pontuou ele.

O presidente Nacional da sigla, Carlos Lupi  afirmou  que Zeca merece continuar liderando o partido. "A imagem do PDT se mistura com a imagem do Zeca. Ele tem nervos de aço, mas um grande coração, e, sobretudo a coragem que poucos têm na política: dizer a verdade, enfrentar as adversidades, não se esconder e acima de tudo, jamais sair pela porta dos fundos para salvar a própria pele. Esse exemplo para nós é muito importante. Ele se tornou uma referência no partido" finalizou Lupi.

Já o ministro do Trabalho, Manoel Dias lembrou a importância que tem o partido no país. "O PDT é um partido grande e forte, tanto nacionalmente quanto no âmbito estadual. É um partido respeitado e que tem tudo para se fortalecer ainda mais. Vejo que esse diretório juntamente com o presidente reeleito e o vice, estão unidos em torno das necessidades deste estado".

O último a se pronunciar foi o Senador Pedro Taques. O Senador agradeceu a presença dos militantes do PDT que vieram dos quatro cantos de Mato Grosso, percorrendo quilômetros para participar da Convenção.  "Hoje demos a largada para um futuro de mudanças. Mato Grosso está cansado daqueles que ocupam o poder para usufruir da máquina visando seus próprios interesses. Esse estado merece uma política séria e focada nas pessoas”,  revelou Taques.

Ao se pronunciar, o deputado Zeca Viana agradeceu o voto de confiança para que ele mais uma vez conduza o partido.

“Quando olho pelo retrovisor do meu mandato vejo uma trajetória honrada, séria e que transformou para melhor a vida de várias pessoas. Ao ser reeleito, sinto que estou me alistando em um exército.. A partir de agora sou um soldado na trincheira do PDT. Agradeço a confiança que foi em mim depositada.  Onde estiver o PDT, estejam seguros, estará a defesa intransigente da ética e da democracia”, concluiu o parlamentar.

Também participaram do evento partidário, o  prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), a ex-senadora Serys Slhessarenko (PTB) e a deputada estadual Luciane Bezerra (PSB).

Márcia Ferreira / Assessoria de Imprensa

Tags: Politica