quinta-feira, 24 de julho de 2014

Basquete de Castanheira conquista vice-campeonato no 10º jogos regionais escolares

Equipe de basquete masculino sub 14 conquista vice-campeonato no 10 jogos regionais escolares mato-grossenses 2014


A Equipe de Basquete Masculino Sub 14 da Escola Estadual Maria Quitéria do município de Castanheira conquistou o Vice-Campeonato no 10 Jogos Regionais Escolares Mato-Grossenses que aconteceu no Município de Juara - MT no período de 17 a 22 de Julho de 2014. A Equipe é Formada pelos Atletas GEOVANE RODRIGUES, LUCAS GRAEFF, ANDERSON EDUARDO, ROBSON JUNIOR, EDUARDO DAVI e pela Professora BEATRIZ PROCÓPIO. A Competição contou com 5 Equipes, Brasnorte, Castanheira, Juara, Juina e Juruena. A Atuação da Equipe Castanheirense foi ótima, com os seguintes resultados: 1 Jogo: CASTANHEIRA 19 x 08 JUINA; 2 Jogo: CASTANHEIRA 11 x 21 JURUENA; 3 Jogo: BRASNORTE 00 x 37 CASTANHEIRA e 4 Jogo: JUARA 14 x 33 CASTANHEIRA. O Destaque e Cestinha da Equipe de Castanheira fica para o Atleta ROBSON JUNIOR que Anotou 45 Pontos para a Equipe na Competição. Equipe de Juruena conquista pelo 2 Ano consecutivo o Título da Categoria e representará a Região Noroeste nos Jogos Escolares Mato-Grossenses Fase Estadual em Tangará da Serra.







Por: LEANDRO FERREIRA

Tags:  castanheira, esporte, diversos

Castanheira participa do 10º jogos regionais escolares Mato-Grossenses em Juara - MT


As Escolas Estaduais Maria Quitéria e Mário de Andrade do Município de Castanheira, participaram do 10 Jogos Regionais Escolares Mato-Grossenses que aconteceu no Município de Juara - MT no período de 19 a 22 de Julho. Competição que contou com mais de 1000 Atletas e Dezenas de Dirigentes da Região Noroeste que envolve os Municípios de Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juina, Juara, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã. Esta competição conta as Modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol nas Categorias Sub 14 e Sub 17 Masculino e Feminino. A Delegação do município de Castanheira contou com 82 pessoas e ao todo 9 Equipes, sendo elas, Basquetebol Masculino Sub 14 e Sub 17, Futsal Feminino Sub 14 e Sub 17, Futsal Masculino Sub 14 e Sub 17, Handebol Masculino Sub 17 e Voleibol Masculino e Feminino Sub 17.

Por: LEANDRO FERREIRA

Tags: castanheira, esportes, diversos

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Dunga anuncia nova comissão técnica da seleção: veja nomes

Ao lado de Dunga, estarão Andrey Lopes, como novo auxiliar técnico e o ex-jogador Taffarel, como preparador de goleiros

O goleiro do tetra será responsável por preparar os goleiros que vão em busca do hexacampeonato

Apenas um dia após ser anunciado como novo treinador da seleção brasileira, Dunga já tem formada a equipe com quem vai trabalhar. 
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, apresentou a nova comissão técnica da seleção brasileira. 
Veja abaixo quem acompanhará Dunga na missão de reerguer a equipe nacional:
Cargo

Coordenador de seleções
Gilmar Rinaldi
Técnico
Dunga
Assistente Técnico
Andrey Lopes
Preparador de goleiros
Claudio Taffarel
Preparador físico
Fábio Mahserebjian
Massagista
Sérgio Luís Oliveira
Médico
Rodrigo Lasmar
Fisioterapeuta
Odir de Souza
Administrador
Guilherme Ribeiro
Analista de desempenho tático
Fernando Lázaro Alves
Assessor de imprensa
Vinícius Rodrigues

O ex-jogador Mauro Silva também será auxiliar de Dunga, mas apenas nos dois primeiros jogos desta nova fase da seleção. "O Mauro Silva será um auxiliar-técnico pontual. Teremos alguns jogadores convidos para nos ajudar. E o Mauro Silva foi o primeiro convidado", explicou Rinaldi. 

Rede social russa que quer ser novo Orkut cativa brasileiros

Com comunidades e recurso que permite compartilhamento de música, rede social russa VKontakte atrai cada vez mais brasileiros após anúncio do fim do Orkut (https://vk.com/)

Pavel Durov: em 2006, ele criou o VKontakte,
a principal rede social da Rússia
Uma rede social russa pode assumir o lugar do Orkut após seu fechamento, previsto para setembro. Batizado de VKontakte (VK), o site vem conquistando cada vez mais usuários brasileiros.

O principal motivo disso é o fato do VK contar com mais de 8 mil comunidades. No passado, os grupos de discussão foram uma das principais razões do sucesso do Orkut no país. E agora, podem ajudar o VK a dar certo por aqui.

Comunidades como a Brasileiros já reúnem mais de 5 mil membros. Outras, como a Sobreviventes do Orkut, ultrapassam 6 mil participantes e discutem diversos assuntos em cerca de 200 tópicos criados até agora.

Mas se engana quem pensa que os grupos de discussão são a única atração do VK.

My Music

Wagner Ramos chegou a administrar comunidades no Orkut e entrou no VK para seguir acompanhando os grupos que migraram para rede social russa.

"A ferramenta mais legal do VK, na minha opinião, é a parte de músicas, na qual o usuário pode fazer sua playlist com as já existentes no site ou fazer upload", afirmou Ramos em entrevista a EXAME.com.

Ele não é o único a admirar o My Music, recurso que permite a qualquer um subir um arquivo de música no site e colocá-lo à disposição dos outros. 

"Música no VK acabou subistituindo o Spotify", afirmou Diego Batista, em alusão ao serviço de streaming pago que estreou em maio no Brasil. Para acessar a rede social russa, Batista usa o app para smartphones - disponível em versões gratuitas para Android e iOS.

"É muito bom conversar e ao mesmo tempo escutar seu artista favorito", afirmou David Salles, que acessa o site diariamente após ter se cadastrado por indicação de amigos. Assim como ele, outros usuários elogiaram diversas funcionalidades do VK.

Funcionalidades

"É simples, direto, sem firulas", afirmou Gustavo Ferreira, que é fã das comunidades do VK.

"O VK é uma rede social com mais de 260 milhões de usuários e não tem propaganda de nada", destacou Tiago Fernandes, que entrou na rede após o anúncio do fim do Orkut.

Estudante de Tecnologia em Sistemas para Internet, Jhonny Gonçalves acessa o VK, em média, duas vezes por semana. "Com o encerramento do orkut, acredito que as pessoas irão migrar para o VK", afirma ele. Porém, nem tudo é perfeito no site.

Blogueira e administradora do site Nosso Português, Monique Paulenak considera a rede "viciante", mas afirma que o app do VK ainda deixa a desejar. "O site não censura imagens eróticas", adverte ela.

Criado em 2006 por Pavel Durov, o VK é a principal rede social na Rússia. Ainda é cedo para dizer se o site vai pegar ou não no Brasil. Porém, é bom ficar de olho. "Pode ser que o VK não venha a ser uma rede influente no Brasil, mas vai que...", resume bem Ferreira.

Fonte: http://exame.abril.com.br/

Tags: diversos, tecnologia,

terça-feira, 22 de julho de 2014

Indea investiga doença em animais em MT e interdita 49 propriedades

Documento técnico descarta ocorrência de febre aftosa em bovinos.
Amostras coletadas estão sendo processadas no laboratório de referência.

Propriedades rurais em Castanheira são interditadas após investigação sanitária (Foto: Idemar Marcatto/TVCA)

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) apura a ocorrência de doença vesicular em animais de propriedades rurais de Castanheira, no norte mato-grossense e a quase 800 quilômetros de Cuiabá. Em nota técnica divulgada nesta segunda-feira (21) o órgão de controle sanitário diz que são investigadas 139 propriedades no município e, destas, 49 foram interditadas.

Amostras de pele e sangue foram coletadas e encaminhadas para avaliação no laboratório agropecuário nacional (Lanagro). "Os resultados laboratoriais recebidos descartam conclusivamente a ocorrência da febre aftosa", cita a presidente do órgão, Maria Auxiliadora Diniz, no documento.
De acordo com o informe, "a sintomatologia clínica, achados epidemiológicos e resultados laboratoriais preliminares reforçam a suspeita inicial de estomatite vesicular, cujas análises complementares estão sendo processadas pelo Lanagro, em Minas Gerais”.

"Estão sendo executas ações de mitigação de risco, principalmente desinfecção de instalações, restrição de trânsito de animais vivos, produtos, subprodutos de origem animal e materiais possíveis veiculadores do agente etiológico e combate a artrópodes", cita ainda o documento.

As primeiras suspeitas
De acordo com o Indea, as primeiras manifestações clínicas compatíveis com síndrome vesicular apareceram ainda em 20 de junho, em um muar que estava em uma propriedade rural. A fazenda recebeu animais de outros estados.

Um dia após serem realizados os procedimentos para vigilância na propriedade, médicos veterinários voltaram à área para a inspeção clínica em todos os susceptíveis existentes.

Na ocasião, apontou o Indea, "encontrou-se um bovino com lesões similares àquelas detectada no muar. Os animais inspecionados somaram 61 cabeças sendo 58 bovinos, dois equinos e um muar".
Na tarde desta segunda-feira o Indea confirmou que o bovino que apresentou os mesmos ferimentos da mula foi diagnosticado como positivo para a estomatite.

As amostras dos dois animais doentes foram coletadas e a propriedade acabou interditada para o trânsito de animais vivos, produtos, subprodutos de origem animal e materiais possíveis veiculadores do agente etilógico.

Entenda a doença
O documento divulgado nesta segunda-feira pelo Indea explica o que é a estomatite vesicular (EV). De acordo com o órgão, é uma doença pecuária semelhante a três doenças animais: febre aftosa, doença vesicular dos suínos e exantema vesicular dos suínos. "O diagnóstico diferencial dessas doenças é importante, já que um diagnóstico errado poderia mascarar a disseminação de uma doença exótica. O diagnóstico precoce também é importante na contenção dos focos de EV".
Os rebanhos afetados devem ser submetidos ao isolamento até o final do curso da doença.  Eles podem ser cavalos, jumentos, mulas e burros, bovinos, suínos, e humanos. Ovinos e caprinos são relativamente resistentes e raramente demonstram sinais clínicos, conforme o órgão.
A estomatite pode ser transmitida para outros animais por meio do contato com instrumentos (fômites) contaminados com saliva ou fluído vesicular. Humanos podem ser infectados por contato com fluído vesicular ou saliva de animais infectados, descreve ainda o informe técnico.

Fonte: http://g1.globo.com/

Tags: Castanheira, diversos, Mato Grosso

Futuros Produtores do Brasil conhecem exemplo de gestão familiar da família Wolf, em Nova Canaã do Norte

Neste fim de semana, os jovens (turma 01) do projeto Futuros Produtores do Brasil tiveram a oportunidade de conhecer uma fazenda referência em diversificação da produção: a Gamada, do produtor Mário Wolf, localizada em Nova Canaã do Norte. Além disso, conheceram a história da família, como funciona a gestão da propriedade e os desafios de produzir e suceder os negócios para os futuros herdeiros. Há oito anos, o pai, Mário Wolf, passou parte dos negócios para a administração de um dos filhos, Daniel Wolf. Na fazenda são produzidos soja (750 ha), milho (700 ha), pecuária (cerca de sete mil animais) e é desenvolvida a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), com 85 ha destinados a produção de eucalipto, pinho cuiabano, pau de balsa e teca. Também há produção de ração para escala comercial. Este foi o segundo encontro do projeto Futuros Produtores do Brasil na fazenda Gamada. O primeiro ocorreu no ano passado, com a turma 02. Mário Wolf, que também é presidente do sindicato rural de Nova Canaã do Norte, explica que sempre procurou interagir os três filhos com o trabalho na propriedade. “Nunca pressionamos os filhos para assumir o trabalho na fazenda, mas sempre fizemos questão de integrá-los com os negócios. Acho que os pais podem, desde cedo, incentivar os filhos a gostar do agronegócio e mostrar que existe um caminho dentro da propriedade da família que pode ser bastante interessante para seguir”, enfatiza Wolf. Daniel Wolf comenta que após o primeiro encontro do projeto, sua visão sobre o assunto mudou muito. Ele passou a pesquisar mais sobre a gestão e a sucessão familiar e até a dar palestras sobre o assunto. “Foi uma experiência enriquecedora também para nós. Para mim, assumir os negócios da família sempre foi natural, mas percebi que é uma dificuldade para a maioria das famílias. É um processo que requer bastante diálogo, profissionalismo e respeito, de ambas as partes. Mas a coisa mais valiosa de tudo isso é que certas coisas você só aprende com seu pai. Por isso sempre digo a esses jovens que ter experiências profissionais em outras empresas é muito importante, pois dará a bagagem que ele poderá aproveitar no trabalho e na propriedade da família”, destaca Daniel Wolf. A terceira geração da família também já começa a demonstrar interesse pelos negócios. O neto de Mário Wolf, Eduardo Wolf Amaral, de apenas 10 anos, faz questão de passar as férias escolares na fazenda do avô. “O que eu mais gosto é de ajudar meu avô com o gado. Gosto de tocar a boiada e embarcar os animais. Quando crescer quero ser jogador de futebol e pecuarista”, conta o pequeno. A segunda parte do encontro aconteceu no domingo (20.07) com uma visita ao sindicato rural de Sinop, onde os jovens conheceram um pouco sobre o funcionamento do sistema sindical rural. O presidente do sindicato, Leonildo Bares, deixou uma dica aos Futuros Produtores do Brasil. "Eu não vou dizer para o meu filho a terra que estou deixando para ele. Eu vou dizer para a terra o filho que estou deixando para ela. Por isso é preciso que os pais preparem seus filhos para receber o que estão deixando para eles. Sinto que muitos pais não se preocupam com esta questão, o que é preocupante”, disse Bares. Para o estudante de zootecnia de Paranaíta, Paulo Octavio Zanette de Carvalho, o encontro foi bastante especial já que a principal atividade da família na propriedade é a pecuária. “Para mim, em especial, a iLPF sempre chamou muito a atenção por se tratar de uma opção de diversificação e agora, finalmente, tive a oportunidade de ver de perto. Além disso, o projeto todo tem sido um grande aprendizado”, afirma Carvalho. “A Monsanto é parceira do produtor rural para ajudá-lo a resolver seus principais desafios, entre os quais está o plano de sucessão nos negócios, endereçado por projetos como o Futuros Produtores do Brasil”, explica Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Monsanto. O projeto - Com o objetivo de despertar a paixão pelo agro nos filhos, netos e sobrinhos de produtores rurais de Mato Grosso e estimular a formação de novos líderes do setor, o projeto Futuros Produtores do Brasil é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e o patrocínio da Monsanto. “Este é um dos principais projetos do Sistema Famato que está preocupado com a continuidade do agronegócio. Queremos contribuir na preparação destes jovens para que eles possam dar continuidade no crescimento do setor que é um o mais importante da economia de Mato Grosso”, comenta o diretor executivo da Famato, Walter Valverde. Os primeiros encontros desta turma aconteceram em maio na fazenda Filadélfia, em Campo Verde, e em junho na fazenda Herkapi, em Sorriso. Os próximos serão na BMF Bovespa e no Porto de Santos (21/08 e 22/08). A segunda turma é composta pelos jovens que participaram do projeto no ano passado. Em 2014, eles se reuniram pela primeira vez dia 31 de maio, em Cuiabá. Os demais encontros continuarão até o mês de setembro em Cuiabá, São Paulo e Brasília. Acompanhe os Futuros Produtores do Brasil pelo facebook: www.facebook.com/futurosprodutoresdobrasil.com.br. Fonte: Ascom Famato Tags: diversos

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Snowden pede prolongamento de asilo na Rússia

Rússia concedeu visto de 1 ano a Snowden em 2013, apesar de EUA pedirem sua extradição para enfrentar acusações criminais

O ex-consultor de inteligência dos EUA Edward Snowden pediu para Moscou estender seu asilo na Rússia, disse seu advogado nesta quarta-feira.

2013: Snowden recebe asilo temporário da Rússia e deixa aeroporto

Snowden: Fui treinado para ser um espião

A Rússia concedeu um visto de um ano a Snowden em agosto de 2013, apesar de os EUA pedirem a Moscou que o mandasse de volta para enfrentar acusações criminais, incluindo espionagem, pela divulgação de programas secretos de monitoramento da Internet e de escutas telefônicas dos Estados Unidos.

"Fizemos o procedimento para a obtenção de asilo temporário. Ele expira em 31 de julho", disse o advogado russo de Snowden, Anatoly Kucherena, segundo a agência de notícias Interfax. "Do mesmo modo, nós apresentamos documentos para prolongar a sua permanência no território russo."

Leia: Relembre as principais denúncias sobre os programas de espionagem dos EUA

Kucherena não foi encontrado para comentar o assunto, e o Serviço Federal de Migração russo se recusou a fazer comentários.

Outro advogado de Snowden, cujo paradeiro não foi divulgado, disse no mês passado que espera que a Rússia estenda o período de asilo do norte-americano para além de julho.

A recusa do presidente Vladimir Putin em extraditar Snowden para os EUA é uma das muitas disputas nas relações entre Moscou e Washington, que também discordam sobre conflitos na Síria e na Ucrânia, direitos humanos e questões de Defesa.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/
Tags: diversos

Cresce para 193,8 milhões de toneladas estimativa para safra

Alguns produtos superaram a produção passada, como a soja (5,9% ou 4,77 milhões de toneladas)


A safra brasileira de grãos 2013/2014 deve chegar 193,87 milhões de toneladas, de acordo com estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em relação à colheita anterior (188,66 milhões), haverá crescimento de 2,8%. Também houve aumento na comparação com a estimativa de junho, de 0,15%. Este é o décimo levantamento feito pela Conab, entre os dias 22 e 28 de junho.

De acordo com a Conab, alguns produtos superaram a produção passada, como a soja (5,9% ou 4,77 milhões de toneladas), o trigo (33,8% ou 1,87 milhão de toneladas) e o algodão em caroço (29,1% ou 586,5 mil toneladas). Já o milho teve queda na primeira safra (7,4%), na segunda safra (1,6%) e no milho total (4,1% ou 3,3 milhões de toneladas).

A estimativa para a área plantada é 56,82 milhões de hectares, 6,1% acima da área cultivada na safra 2012/2013 – 3,26 milhões de hectares a mais. Os destaques de aumento são para as culturas de soja, com crescimento de 8,6%, o trigo, com 18,9%, o feijão total, com 8,2% e o algodão, com 25,1%.

Fonte: http://www.tnonline.com.br/
Tags: economica, diversos