sexta-feira, 21 de março de 2014

Descoberta surpreendente traz esperança de cura do câncer

A proteína CD95 enfraquece os tumores. Mas sua eliminação total faz as células cancerosas morrerem, descobrem cientistas


Uma nova descoberta pode mudar o tratamento do câncer nos próximos anos. Médicos americanos da Northwestern University identificaram uma proteína cuja eliminação mata apenas as células cancerosas - sem afetar as células sem a doença.

Responsável pelo processo natural de auto-destruição das células, a CD95 vinha sendo usada até agora para combater tumores. Os cientistas esperavam que as células cancerígenas fossem se desenvolver mais rapidamente sem essa proteína. Mas um experimento mostrou que acontece o contrário disso.

"Mas, quando nós a removemos das células com câncer, elas morreram, em vez de proliferar", afirma Marcus Peter, professor de oncologia da Northwestern University, em nota sobre o estudo publicada pelo site Eureka Alert.

Um artigo sobre o trabalho de Peter e sua equipe foi publicado na última edição da Cell, publicação inglesa da área de ciência.

DICE

Nos experimentos realizados, a retirada da CD95 resultava num aumento do tamanho das células com câncer e outros problemas que geravam danos ao seu DNA. Por conta disso, as células doentes terminavam morrendo quando tentavam se dividir em duas.

Os cientistas batizaram o procedimento de DICE (sigla em inglês para Morte induzida por eliminação da CD95). "DICE matou todas as células com câncer que testamos e não encontramos nada que pudesse evitar isso.

Segundo ele, a nova técnica é um caminho promissor para matar células com câncer. Um ponto a favor de DICE é o fato da retirada da CD95 não afetar a vida posterior do tecido, comprovado por testes em ratos. 

Se desenvolvida, a descoberta pode se tornar uma importante arma no combate ao câncer. Só em 2012, a doença matou mais de 8 milhões de pessoas em todo mundo - segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Fonte: http://exame.abril.com.br/

Tags: diversos, saude

O Facebook reconhece rostos quase tão bem quanto você

Sabe aquela história do Facebook ficar sugerindo nomes errados para os rostos que aparecem nas suas fotos? Bom, parece que isso está prestes a acabar.

Segundo uma notícia divulgada pelo MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, a rede social mais acessada do mundo teve grandes avanços no desenvolvimento de um software de reconhecimento facial. De acordo com os últimos testes, a ferramenta é quase tão eficiente quanto nós, seres humanos.

O sistema, conhecido como DeepFace, possui 97,25% de precisão – contra 97,50% de seres humanos executando a mesma função.

Como funciona

O grande problema que a maioria dos sistemas de reconhecimento de face enfrenta é que, se o rosto está um pouco fora de foco, o software tem dificuldades para encontrar uma outra imagem que corresponda a ele.
Yaniv Taigman e seus colegas de laboratório desenvolvedores do DeepFace encontraram uma maneira de solucionar isso. Eles criaram um modelo 3D de um rosto a partir de uma foto que pode ser girada até uma posição melhor para o algoritmo iniciar o mapeamento e, então, encontrar uma correspondência. Para isso, usaram uma rede neural que tinha sido testada em um enorme banco de dados de retratos para tentar igualar o rosto com algum outro semelhante.
http://cdn2.mos.techradar.futurecdn.net//art/internet/Facebook/Facebook_DeepFace_example-578-80.jpg
A rede neural do Facebook foi testada em um conjunto de dados de mais de 4 milhões de imagens, que continham mais de 4.000 identidades separadas. Os desenvolvedores não disseram de onde todos esses retratos vieram, mas é muito provável que tenham vindo de nós mesmos, os usuários do Facebook.

Enquanto isso na China…

… Esse tipo de sistema não é novidade. Segundo Gary Huang, também da Universidade de Massachuttes, os chineses têm um software chamado Face++ que conta com um nível de precisão comparável a essa nova ferramenta do Facebook. O Face++ é usado no maior site de namoro online do país, o Jiayuan.com, e funciona assim: o usuário faz um upload de uma foto de alguém que ache atraente e o sistema procura na rede pessoas parecidas.
Aplicações

Para Huang, tanto o DeepFace quanto o Face ++ não são precisos o suficiente para serem usados em um tribunal, mas poderiam ser muito úteis para encontrar pessoas em imagens de câmeras de vigilância, por exemplo. De qualquer forma, por agora só nos resta especular sobre as possíveis aplicações desse novo sistema. Algo me diz que o DeepFace terá usos que vão muito além de marcar fotos automaticamente no Facebook.

Fonte: http://hypescience.com/

Tags: diversos, tecnologia

sexta-feira, 14 de março de 2014

PDT realiza convenção em Acorizal neste final de semana

Presidente regional do Partido Democrático dos Trabalhadores (PDT-MT), o deputado estadual Zeca Viana lidera neste sábado (15.03), às 9h a convenção do PDT de Acorizal, município que fica situado a 67 quilômetros de Cuiabá.

Além de debater o projeto político do PDT em Mato Grosso para 2014, a convenção servirá para eleger o novo Diretório Municipal do partido.

Ocasião em que deverá ser aclamada a chapa única encabeçada pelo atual presidente do PDT de Acorizal, o agricultor Adelino Coracini e que tem como vice-presidente Luiz Carlos Assumpção.

Conforme explica Zeca Viana, as convenções realizadas para a organização do partido concretizam o projeto de fortalecimento da sigla no interior do Estado. Hoje, o PDT está organizado em 133 municípios e possui mais de 20 mil filiados.

“Começamos esse trabalho de fortalecimento em 2011. E nas eleições de 2012 o PDT de Mato Grosso cresceu mais de 300%. Dobramos o número de prefeitos, vices e de vereadores. Para este ano, temos um projeto maior que é de lançar o senador Pedro Taques candidato a governador do estado”, afirma Viana.

De acordo com o deputado, nos próximos dias a direção estadual fará a autorização para a criação de novos diretórios municipais.

Assim como tem acontecido em todos os encontros do PDT, a convenção deverá ser prestigiada por representantes dos partidos que apoiam o projeto do PDT, entre eles o PSB, PSDB, PPS, PV, DEM.

Tradicional município da Baixada Cuiabana, Acorizal tem população estimada em pouco mais de 6 mil habitantes.

------------------------------------------

Soraia Ferreira - Assessoria de Imprensa

Tags: diversos, politica

quinta-feira, 13 de março de 2014

Diamante encontrado em Juína revela existência de um oceano sob a superfície da Terra

Minério comprovaria que 1 quintilhão de litros de água estariam a 500km de profundidade

Um diamante de 5 milímetros de comprimento pode revelar a existência de um oceano gigante sob a Terra — maior que a soma de todos os mares conhecidos. A pedra, encontrada no interior do Mato Grosso, chegou à superfície de um rio há 90 milhões de anos, pegando carona na subida de uma rocha vulcânica.

O mineral foi encontrado por acaso por mineradores no município de Juína. É feio e, julgando pela aparência, vale no máximo US$ 20. Para a ciência, no entanto, sua contribuição é incalculável. O diamante comprovaria que, a mais de 400 quilômetros de profundidade, estariam guardados um quintilhão de litros de água.

O segredo da pedra está em um minério em seu interior, conhecido como ringwoodita — nome dado em homenagem ao geoquímico australiano Alfred Ringwood. Cerca de 1,5% de seu peso é formado por água. Sabe-se que este minério pode ser encontrado em meteoritos, mas ele nunca fora visto na Terra.
Agora, pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, acreditam que há uma imensidão destes minérios a milhares de quilômetros de profundidade.

— A permanência do líquido dentro do diamante, mesmo depois de ele ter vindo de um local tão profundo, é uma prova de que existe muita água presa abaixo da superfície — explica o pesquisador Gratham Pearson, que assina um estudo sobre o minério publicado hoje na revista “Nature”. — A água estaria distribuída por toda a Terra em uma zona entre 410 e 670 quilômetros de profundidade, mas ainda não sabemos quais seriam os locais mais úmidos.

A região ocupada pelo líquido é uma zona de transição entre os mantos superior (de 100 a 410 quilômetros sob a superfície) e o inferior (a partir de 660 quilômetros de profundidade) do planeta.
Segundo Pearson, a presença do líquido nesta região também coincide com estudos sobre condutividade elétrica realizados nos últimos anos por geofísicos.

O diamante de água pode acabar com uma polêmica que, há 50 anos, divide cientistas que estudam a estrutura interna da Terra. Para alguns, a região de transição entre os dois mantos do planeta seria uma área seca. Outros, no entanto, defendem que a área é repleta de água.
A região mais reveladora

Ainda é impossível estudar detalhadamente as características desta zona, porque não existe tecnologia para chegar a uma região tão profunda. Mas não há dúvidas de como o grande e oculto oceano pode influenciar a dinâmica do planeta. A água da zona de transição poderia dissolver o magma e alcançar a parte inferior das placas continentais. Desta forma, ela criaria regiões propensas a vulcões.

— A água retida pode explicar os padrões irregulares de algumas rochas vulcânicas — ressalta Pearson. — Além disso, a súbita libertação de água a partir desta zona poderia enfraquecer placas tectônicas.
O estudo foi realizado por cientistas de seis países. Apesar de o diamante ter sido encontrado no Mato Grosso, nenhum brasileiro participou da análise da pedra.

— Infelizmente ainda não temos cientistas brasileiros na pesquisa, mas esperamos trabalhar com eles, porque a região do Mato Grosso tem diamantes muito interessantes. Em nenhum lugar do mundo encontramos pedras que trazem tantas revelações — ressalta Pearson.

Ao jornal “Guardian”, Hans Keppler, coautor do estudo e pesquisador da Universidade de Berlim, admitiu sua surpresa com a descoberta do diamante de água.

— Até hoje, ninguém havia encontrado ringwoodita no manto da Terra, embora os geofísicos tivessem certeza de que ela existia. Muitas pessoas — eu, inclusive — nunca speravam ver uma amostra.

Fonte: http://oglobo.globo.com/

Tags: diversos


Aprenda a usar o WhatsApp diretamente do seu computador

O WhatsApp é um verdadeiro sucesso em todo o mundo, principalmente por ser um aplicativo democrático que funciona em praticamente todas as plataformas de dispositivos móveis e permite que os usuários conversem com seus contatos sem precisar gastar aquela graninha com SMS – e se estiver conectado a uma rede Wi-Fi, sequer precisa gastar com seu pacote de dados.
O WhatsApp anunciou que possui atualmente mais de 250 milhões de usuários ativos mensais. O número é realmente impressionante, pois ultrapassa até mesmo a marca de 200 milhões de usuários ativos anunciados pelo Twitter no final do ano passado.
Mas se você faz parte do grupo de pessoas que possui um dispositivo que ainda não é compatível com o famoso app, fique tranquilo, pois existe uma alternativa: uma versão desktop do WhatsApp. Isso mesmo, você pode usar seu PC ou Mac para se comunicar com seus amigos, seja por falta de um aparelho compatível ou simplesmente pela comodidade de digitar em um teclado mais confortável.  





A magia acontece graças ao BlueStacks, uma ferramenta que permite executar aplicativos criados para o sistema operacional Android em computadores. Em primeiro lugar, faça o download do BlueStacks que seja compatível com a sua máquina, Windows ou Mac. Depois que estiver instalado, baixe o WhatsApp em formato de Android Package (.apk) – essa etapa pode ser feita diretamente do site oficial do serviço.


Quando a instalação terminar, basta executar o arquivo do WhatsApp para que ele seja instalado diretamente na lista de aplicativos que serão emulados pelo BluStacks. Em seguida, clique no ícone do WhatsApp que aparecerá na tela inicial do BlueStacks e informe o número do seu celular, da mesma maneira como acontece na versão móvel do aplicativo. 


Pronto, agora você possui uma versão do WhatsApp igual àquelas executadas em smartphones Android diretamente no seu computador.
Quer saber mais sobre como emular outros apps em seu computador? O Canaltech te ensina passo a passo como rodar apps do Android no Windows ou Mac.

Fonte: http://canaltech.com.br/

Tags: tecnologia, entretenimento


quarta-feira, 12 de março de 2014

Que tal a sua internet 4G em seu Celular 1.000 vezes mais veloz?

A Artemis está trabalhando em uma tecnologia chamada pCell, conexão que deve ser até mil vezes mais veloz do que o 4G

A primeira experiência usando 4G, rede móvel de alta velocidade, é algo surpreendente. Páginas carregando imediatamente, vídeos começando a tocar no mesmo momento em que o dedo chega ao play. Imagine então uma rede mil vezes mais veloz do que o 4G. É exatamente isso que pCell promete ser. Mas o que é a pCell afinal de contas?

A ideia está sendo desenvolvida por uma empresa chamada Artemis, nos Estados Unidos. Ela vai, basicamente, na direção contrária das torres de telefonia atual. Hoje, cada torre precisa ficar longe o suficiente de outras (para evitar interferências), mas perto o suficiente para que o usuário não fique sem sinal ao se locomover. A pCell quer descomplicar o cálculo e seguir a regra: quanto mais, melhor.

Ao invés das grandes antenas, pequenas caixas parecidas com roteadores caseiros seriam instaladas pela cidade e emitiriam um tipo diferente de ondas de rádio. Sem interferência entre as ondas, o sinal chegaria com muito mais força aos dispositivos, o que seria capaz de fornecer uma conexão até mil vezes mais veloz do que o 4G. A grande jogada, inclusive, é que com maior sobreposição das ondas, melhor ficaria o sinal.

Com a aplicação da ideia, os smartphones passariam a gastar muito menos bateria procurando por sinal. A estrutura de instalação também seria muito mais simples do que as torres convencionais usadas hoje, o que facilitaria para as operadoras.

Mas a melhor notícia de todas é: não será preciso comprar um novo aparelho para usar a rede. A equipe desenvolvedora fez com que a rede seja compatível com aparelhos 4G. Basta, portanto, ter um dispositivo com essa tecnologia para acessar a internet.

Os primeiros testes usando o pCell devem acontecer ainda este ano. A cidade que servirá como base será, é claro, São Francisco, nos Estados Unidos. A empresa Artemis está trabalhando para instalar caixas de sinal em 350 prédios da cidade. O presidente-executivo da empresa afirmou, em uma palestra, que a tecnologia deverá estar pronta para uso mundial no final de 2015.

Veja aqui o presidente-executivo da empresa demonstrando a velocidade em testes de laboratório:


)

"300: A Ascensão do Império" lidera bilheterias já em seu fim de semana de estreia



Arrecadando mais de US$ 45milhões em seu primeiro final de semana de estreia, "300: A Ascensão do Império", com Rodrigo Santoro novamente no papel do deus-rei Xerxes , liderou as bilheterias dos EUA entre os dias 7 e 9 de março, deixando a animação "As Aventuras de Peabody e Sherman" em segundo lugar.


De acordo com informações do site americano especializado em cinema Box Office Mojo, apesar de liderar as bilheterias e do alto valor de arrecadação, o longa ainda obteve resultados abaixo de "300", primeiro filme da franquia, que faturou cerca de R$ 70,9 milhões em seu primeiro final de semana na época de seu lançamento, em 2007.

Apesar dos resultados abaixo do esperado nos EUA, fora do país os números vem superando seu antecessor.

Com estreia em 58 países, inclusive no Brasil, "300: A Ascensão do Império" já arrecadou US$ 132,9 milhões, mais do que a metade do valor alcançado por "300" em todo o seu período em cartaz. 

Com direção de Noam Murro e roteiro de Zack Snyder, que dirigiu o primeiro filme, o longa que conta com Santoro, Sullivan Stapleton e Eva Green no elenco, já esta em cartaz nos cinemas. Assista ao trailer abaixo:

)

Fonte: http://www.diario24horas.com.br/

Tags: diverso, entretenimento

Última comunicação de avião desaparecido não indicava problema

As últimas comunicações entre o avião da Malaysia Airlines que desapareceu no sudeste asiático na madrugada de sábado (tarde de sexta-feira em Brasília) e as torres de controle não indicavam problemas com a aeronave.
A última comunicação emitida pela tripulação do voo MH370, que seguia entre Kuala Lumpur e Pequim com 239 pessoas a bordo, foi divulgada nesta quarta-feira pelas autoridades da Malásia aos familiares de 154 passageiros chineses que estavam no avião.

Cerca de 300 pessoas estão reunidas em um hotel de Pequim em busca de informações sobre os familiares que estavam no avião, em meio ao crescente mistério sobre seu paradeiro e as informações contraditórias sobre o que ocorreu com a aeronave.
Em resposta aos questionamentos recebidos, as autoridades malaias divulgaram a última comunicação registrada do avião, com a Torre de Controle Aéreo da Malásia, quando o avião sobrevoava a fronteira entre os espaços aéreos malaio e do Vietnã, sobre o Mar do Sul da China.
A torre enviou uma mensagem de rádio avisando que estava transferindo o controle à torre de Ho Chi Minh, no Vietnã, e recebeu uma resposta padrão: "Alright, roger that" (no jargão usado pelo controle aéreo, algo como "Tudo bem, entendido").
Minutos depois dessa comunicação, o avião desapareceu dos radares.

Mudança de rota

Equipes de buscas vasculham as águas de ambos os lados da península da Malásia, em meio à confusão de informações e hipóteses sobre o que poderia ter ocorrido ao avião.
Passados mais de cinco dias do desaparecimento da aeronave, uma área de milhares de quilômetros quadrados no mar já foi vasculhada, mas até agora não há sinais do avião.
As autoridades responsáveis pelas investigações estão considerando seriamente a possibilidade de que a aeronave pode ter alterado sua rota em meio ao voo, mas o comandante da Força Aérea da Malásia negou relatos de que os radares militares mostrariam o avião no outro lado da península da Malásia.
Outra nova pista que está sob investigação é o relato de um funcionário de uma plataforma de petróleo no Mar do Sul da China, que disse ter visto um objeto em chamas no céu nas primeiras horas do sábado.
As autoridades afirmaram também que estão verificando os relatos de familiares de passageiros que afirmam que seus celulares ainda estão tocando quando contactados, o que indicaria que não foram destruídos e estariam em área coberta por sinais de telefonia.


Até o momento, há poucas informações concretas sobre o que pode ter ocorrido com o avião, ainda que pistas esporádicas venham sendo aventadas, sem conclusão definitiva.
Na terça-feira, as autoridades da Malásia divulgaram que dois homens que viajavam no voo MH370 com passaportes roubados eram iranianos sem ligações aparentes com grupos terroristas.
Enquanto isso, a Malaysia Airlines disse em um comunicado que estava "chocada" com relatos sobre Fariq Ab Hamid, co-piloto do avião desaparecido.
Uma turista australiana disse a uma TV local que ela e uma amiga foram convidadas a se sentar dentro da cabine de comando por Hamid e o piloto durante um voo em 2011, em uma aparente violação das normas de segurança da companhia.
A Malaysia Airlines disse estar analisando os relatos "com seriedade".
"Não fomos capazes de confirmar a validade das fotos e dos vídeos do incidente alegado. Como vocês sabem, estamos no meio de uma crise, e não queremos desviar a atenção", disse o comunicado da empresa.
Nos Estados Unidos, o diretor da CIA (a agência de inteligência dos Estados Unidos), John Brennan, disse que a possibilidade de um ataque terrorista contra o avião não poderia ser descartada.
Apesar disso, ele afirmou que "nenhuma reivindicação de autoria" sobre o desaparecimento do avião havia sido "confirmada ou corroborada".

Fonte: http://www.bbc.co.uk/

Tags: Diversos


segunda-feira, 3 de março de 2014

Veja quem são os 65 bilionários brasileiros da Forbes 2014

Lemann: investidor lidera a lista de mais ricos do país,
com uma fortuna de US$ 19,5 bilhões

Jorge Paulo Lemann continua sendo o brasileiro mais rico do país e Eike Batista definitivamente está fora do ranking. Confira a lista completa de bilionários


A lista das pessoas mais ricas do planeta de 2014, segundo pesquisa anual feita pela Forbes, foi divulgada hoje e inclui 65 brasileiros - no ano passado, o país contava com 43 bilionários.

Eike Batista está fora da lista. Alexandre Grendene e Carlos Wizard estrearam no ranking. Jorge Paulo Lemann segue como o mais rico do país e o banqueiro Joseph Safra permanece no segundo lugar.

A seguir, confira quais são os nomes e a origem da fortuna de todos os brasileiros presentes na lista.

 
Colocação Bilionário brasileiro Fortuna estimada Idade Atuação
34 Jorge Paulo Lemann US$ 19,7 bi 74 Bebidas
55 Joseph Safra US$ 16 bi 75 Bancos
119 Marcel Herrmann Telles US$ 10,2 bi 64 Bebidas
137 João Roberto Marinho US$ 9,1 bi 60 Mídia
137 José Roberto Marinho US$ 9,1 bi 58 Mídia
137 Roberto Irineu Marinho US$ 9,1 bi 66 Mídia
146 Carlos Alberto Sicupira US$ 8,9 bi 66 Bebidas
367 Francisco Ivens de Sa Dias Branco US$ 4,1 bi 77 Alimentos
367 Eduardo Saverin US$ 4,1 bi 31 Cofundador do Facebook
396 Walter Faria US$ 3,8 bi 58 Bebidas
483 Aloysio de Andrade Faria US$ 3,3 bi 93 Bancos
520 André Esteves US$ 3,1 bi 45 Bancos
520 Antonio Ermirio de Moraes US$ 3,1 bi 85 Diversos
520 Ermirio Pereira de Moraes US$ 3,1 bi 81 Diversos
520 Maria Helena Moraes Scripilliti US$ 3,1 bi 83 Diversos
580 Fernando Roberto Moreira Salles US$ 2,9 bi 67 Bancos, mineração
580 João Moreira Salles US$ 2,9 bi 52 Bancos, mineração
580 Walther Moreira Salles Junior US$ 2,9 bi 57 Bancos
580 Pedro Moreira Salles US$ 2,9 bi 54 Bancos, mineração
609 Abilio dos Santos Diniz US$ 2,8 bi 77 Varejo
642 Miguel Krigsner US$ 2,7 bi 64 Cosméticos
663 Edson de Godoy Bueno US$ 2,6 bi 70 Hospitais, planos de saúde
796 Rossana Camargo de Arruda Botelho US$ 2,2 bi 64 Construção
796 Renata de Camargo Nascimento US$ 2,2 bi 63 Construção
796 Regina de Camargo Pires Oliveira Dias US$ 2,2 bi 60 Construção
796 Moise Safra US$ 2,2 bi 79 Bancos
828 Antonio Luiz Seabra US$ 2,1 bi 71 Cosméticos
925 Nevaldo Rocha e família US$ 1,95 bi 84 Varejo
931 Dulce Pugliese de Godoy Bueno US$ 1,9 bi 66 Hospitais, planos de saúde
931 Michael Klein US$ 1,9 bi 63 Varejo
931 Rubens Ometto Silveira Mello US$ 1,9 bi 64 Açúcar, etanol
931 Lirio Parisotto US$ 1,9 bi 60 Investimentos
1036 Jayme Garfinkel e família US$ 1,75 bi 67 Seguros
1092 Julio Bozano US$ 1,6 bi 78 Bancos
1143 Ana Maria Marcondes Penido Sant'Anna US$ 1,55 bi 58 Pedágio rodoviário
1143 Cesar Mata Pires US$ 1,55 bi -- Construção
1154 Sergio Lins Andrade e família US$ 1,5 bi 66 Construção
1154 Victor Gradin e família US$ 1,5 bi 81 Construção
1154 Alexandre Grendene Bartelle US$ 1,5 bi 64 Calçados
1210 Lina Maria Aguiar US$ 1,4 bi 76 Herança/bancos
1210 João Alves de Queiroz Filho US$ 1,4 bi 61 Bens de consumo
1284 Eggon da Silva US$ 1,3 bi 85 Maquinário industrial
1284 Elie Horn US$ 1,3 bi 70 Imobiliário
1284 Carlos Francisco Ribeiro Jereissati e família US$ 1,3 bi 67 Shopping centers
1284 Jorge Moll Filho US$ 1,3 bi 69 Hospitais
1284 Jose Isaac Peres e família US$ 1,3 bi 73 Shopping centers
1284 Werner Voigt US$ 1,3 bi 84 Maquinário industrial
1284 Lilian Werninghaus US$ 1,3 bi 79 Maquinário industrial
1372 Lia Maria Aguiar US$ 1,2 bi 72 Herança/bancos
1372 Guilherme Peirão Leal US$ 1,2 bi 64 Cosméticos
1372 Rubens Menin Teixeira de Souza US$ 1,2 bi 57 Construção de casas
1372 Dorothea Steinbruch US$ 1,2 bi -- Siderúrgica
1442 Alfredo Egydio Arruda Villela Filho US$ 1,15 bi 44 Bancos
1442 Daisy Igel US$ 1,15 bi 86 Gás, petroquímica
1465 Ana Lucia de Mattos Barretto Villela US$ 1,1 bi 40 Bancos
1465 Edir Macedo e família US$ 1,1 bi 69 Comunicação
1465 José Mendes Nogueira e família US$ 1,1 bi 86 Mineração
1540 Giancarlo Franceso Civita US$ 1,05 bi -- Mídia
1540 Victor Civita Neto US$ 1,05 bi -- Mídia
1540 Roberta Anamaria Civita US$ 1,05 bi -- Mídia
1540 José Roberto Ermirio de Moraes US$ 1,05 bi 56 Diversos
1540 José Ermirio de Moraes Neto US$ 1,05 bi 61 Diversos
1540 Liu Ming Chung US$ 1,05 bi 51 Papel e celulose
1540 Neide Helena de Moraes US$ 1,05 bi 59 Diversos
1565 Carlos Martins US$ 1 bi 57 Educação



Fonte: http://exame.abril.com.br

Tags: economia, diversos  

Após ameaça russa, Ucrânia fecha espaço aéreo e convoca reservistas

Soldados russos consolidam presença na Crimeia. Comunidade internacional condena escalada militar.

A semana começa com a ameaça de um confronto armado. A Ucrânia fechou o espaço aéreo, convocou reservistas e deixou as tropas em alerta. Já na Rússia, o Senado aprovou o uso da força.

Os países do G-7, o grupo que reúne as potências mais industrializadas, condenaram a violação da soberania e da integridade territorial na Ucrânia.

Os soldados russos consolidaram nas últimas horas a presença na Crimeia. As tropas continuam a chegar pelas estradas e já dominam os principais pontos estratégicos da região. Até agora não se registrou nenhum conflito armado.

Os dois lados parecem dispostos a não agravar ainda mais a crise. O governo provisório da Ucrânia convocou todos os reservistas com menos de 40 anos e disse que considera a ação russa como uma declaração de guerra.

Mas existe um grande desequilíbrio de força entre os dois países. O Exército russo é 20 vezes maior do que o da Ucrânia.

Na Crimeia, onde a grande maioria da população é de origem russa, houve demonstrações de apoio à presença das tropas. E em mais um sinal da divisão interna, o chefe da Marinha da Ucrânia desertou e aderiu às tropas pró-Rússia.

Enquanto isso, na capital Kiev, os manifestantes voltaram às ruas para protestar contra a intervenção russa. O presidente Vladimir Putin voltou a afirmar que a ação é para proteger as instalações militares do país na região e também os cidadãos de origem russa, que, segundo ele, estão sob ameaça.

Nesta segunda-feira (3), continua a mobilização mundial por causa da crise na Ucrânia. Os chanceleres da União Europeia vão se reunir em Bruxelas. E em uma conversa com a primeira-ministra alemã, Ângela Merkel, o presidente Vladimir Putin disse que aceita a criação de uma comissão internacional para discutir a situação.

Mas o medo do agravamento do conflito em uma região tão sensível fez com que as bolsas na Europa abrissem em queda e a moeda russa, o rublo, tivesse uma grande desvalorização.


Fonte: http://g1.globo.com/

Tags: diversos